sexta-feira, 19 de março de 2010

Luciano Chaves: liberdade espiritual


Arquivo pessoal
"Tenho que gritar por nossos direitos! Tenho que gritar pela liberdade laica da qual me é garantida!"
Não posso deixar de expressar meu repúdio quanto ao acordo entre o Brasil e o Vaticano em novembro do ano passado, em que de uma forma constrangedora, estão assassinando nossa Carta Magna. Estão tirando e exurpando impreterivelmente nosso Art. 5, parágrafo 6, que diz:

"É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".

Ora, a Carta Magna é suprema e literalmente explícita quanto ao Estado laico de nosso país. Não posso compactuar-me à regressão do século XVIII, quando a Igreja era detentora de todo poder. Aliar a contextualização política à reforma católica (Brasil é o único país com maior número de fiéis católicos) é inadmissível. Onde ficará a relevante participação de meus nobres irmãos evangélicos (que por sinal está crescente aqui), meus irmãos espíritas (especialmente os umbandistas e cadomblistas - tendo-se em vista "nosso pecado" em contrabando africano), nossos irmãos budistas, maometistas, judaicos, hinduístas...

Que respeito é este, garantido-nos por lei e que agora vê-se ameaçada, colocando em "xeque mate" a Constituição de 1988?
Sou livre para ir ao culto que melhor me convém...
Sou livre para orar ao meu Oxalá da maneira que convém...
Sou livre e me é assegurado o direito de assistência religiosa laica - conforme o parágrafo VII...
Sou livre em liberdade jurídica referente à crença religiosa...
Agora... Ser-me imposto "aulas de religião" de cunho católico em nossas escolas públicas é demais!

É perfeitamente visível à inconstitucionalidade desta, que paira apenas o "significativo" abuso de poder impetrado por nossos lares e especialmente em nossos templos de adoração. Tudo isto é nada mais que a erradicação de infindos impostos e prevalecendo o imperialismo da TEOCRACIA católica, que aliás, encontra-se em decadência no mundo todo, verificado o aumento significativo dos evangélicos e outros.

Tenho que gritar por nossos direitos!Tenho que gritar pela liberdade laica da qual me é garantida! Basta a corrupção, como também a exclusividade de uma religião! Somos todos irmãos e dignificantes de juntos construir um mundo melhor seja a qual Deus que acreditemos!

Luciano Chaves é ituano de coração, professor, Cientista da Religião, ex-religioso católico, Master em PNL e acadêmico em Gestão Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores