quarta-feira, 23 de junho de 2010

As festas juninas tiveram origem no Egito Antigo

As festas juninas são muito antigas, anteriores inclusive ao cristianismo e - conseqüentemente - à Igreja Católica. Suas origens estão no Egito Antigo, onde nesta época era celebrado o início da colheita, cultuando os deuses do sol e da fertilidade.Com o domínio do Império Romano sobre os egípcios, essa tradição foi espalhada pelo continente europeu, principalmente na Espanha e em Portugal. Quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Ocidente, a festa mudou para homenagear o nascimento de São João Batista, que foi quem batizou Jesus.
Por ser colônia portuguesa, o Brasil herdou o costume, principalmente no Nordeste, em que os festejos coincidem com a colheita de milho. A data passou a parte do calendário católico, seguindo o exemplo de outras comemorações de dias santos, como o nascimento de Cristo (Natal) e sua morte (Páscoa).As chamadas festas juninas reúnem as homenagens aos principais santos reverenciados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. A época é marcada por brincadeiras, comidas típicas, dança e muita superstição, presentes nas simpatias juninas. É a hora de se vestir de caipira e aproveitar esta festa que é um misto de profana e religiosa.

TRE-RJ fecha rádio clandestina que fazia propaganda antecipada

O tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro fechou, na tarde desta terça-feira (22), a rádio clandestina Líder 99,7 FM , em Angra dos Reis. A rádio funcionava no andar superior da igreja Assembleia de Deus e veiculava campanha eleitoral do presidente do diretório municipal do PSDC, Anderson de Souza, e do deputado estadual João Peixoto, líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa.
A emissora clandestina pertencia a Anderson de Souza e também divulgava a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento, que será inaugurada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). Um inquérito policial foi instaurado e o resultado das investigações será enviado ao Ministério Público Eleitoral.

Jesus Salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará!

"Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais.

Marina Silva lança oficialmente a sua candidatura a Presidência

A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva oficializou nesta quinta-feira sua candidatura à presidência pelo Partido Verde (PV) com um elogio às políticas sociais do “operário” Luiz Inácio Lula da Silva, mas acrescentou que ainda existem “erros e desafios”. Evangélica fervorosa, Marina fez questão de ela própria deixar clara sua posição em relação à religião.
Eu não preciso, agora que sou candidata por um outro partido, negar esse feito e essa grande conquista do operário Luiz Inácio Lula da Silva", disse Marina, referindo-se à redução da pobreza nos últimos anos.
Segundo ela, o governo Lula tirou 25 milhões de pessoas da pobreza, "o que não é pouca coisa".
"Ele mostrou que é possível distribuir o bolo e ainda continuar crescendo", disse a candidata, durante a convenção do PV, em um centro de convenções de Brasília.
Feito o elogio, Marina acrecentou que "não poderia deixar de falar dos desafios e dos erros a serem corrigidos". Um deles, segundo ela, é o da "desigualdade de oportunidades".
"Esse país ainda tem 18% de seus jovens analfabetos. Eu sei o que é ser analfabeta, eu sei o que é ver pela metade", disse Marina, que começou a aprender a ler e a escrever apenas aos 16 anos.
Momentos antes do discurso de Marina, uma supresa: um homem vestido de palhaço fazia uma apresentação no palco com sátiras ao presidente Lula, até descobrirem que se tratava de um penetra - que acabou sendo retirado do auditório por seguranças.

assembleia de Deus cresem ao redor do mundo

As Assembleias de Deus nos Estados Unidos e ao redor do mundo estão em crescimento. De acordo com Sherri Doty, o estatístico para as Assembléias de Deus, o número de adeptos nos Estados Unidos aumentou quase 15 mil pessoas em 2009, totalizando 2.914.669 - um aumento de 0,5%.
Mundialmente, o número de adeptos das ADs aumentou 2,5%, um ganho de cerca de 1,6 milhão de pessoas, e atingiu um total de 63.090.251.
O Superintendente Geral das ADs nos Estado Unidos, Dr. George O. Wood, afirmou que, embora o sobressalto de 0,5% não tenha sido tão alto, ele está feliz porque em 2010, 133 novas igrejas já foram plantadas, e até o final do ano ele acredita que esse número deva chegar a 300.
Wood disse ainda que as Assembléias de Deus estão trabalhando para o plantio de pelo menos 500 novas igrejas por ano. "Plantar novas igrejas tem sido provado ser o melhor caminho para levar pessoas para Cristo. Há um entusiasmo para uma nova Igreja, as pessoas são atraídas para ela. A Church Multiplication Network trabalha duro para ajudar a tornar a plantação de novas igrejas mais fácil", disse Wood.
Em outras áreas da estatística, nas Assembleias de Deus nos EUA, foi registrado um crescimento na adesão oficial de membros de 47.928 (2,9%), chegando a 1.710.560; e um aumento na frequência nos principais cultos de 27.315 (1,5%), o que totaliza 1.827.302 pessoas.

Fonte: Folha Gospel

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Empresa oferece 300 vagas para profissionais com deficiência

A Plura Consultoria e Inclusão Social está oferecendo 300 vagas para profissionais com deficiência atuarem em todas as regiões do Brasil. A primeira fase de seleção acontece no Nordeste, em diversas cidades dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Os selecionados irão atuar como operadores e agentes de vendas em grande grupo bancário, com possibilidade de crescimento profissional na instituição. Os interessados têm até o dia 30 de junho para se cadastrar, pelos telefones: 0800 725 1725 (ligações de fixo) ou 11 3206-4455 (demais ligações), e devem possuir o ensino fundamental completo. A carga horária será de oito horas diárias, e os salários serão a partir de R$ 600, variando de acordo com o cargo.
As cidades com vagas abertas são: Em Alagoas (Maceió); na Bahia: Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetite, Camaçari, Candeias, Conceição do Coite, Crus das Almas, Dias D´Ávila, Eunapolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilheus, Irece, Itaberaba, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jacobina, Jaguaquara, Jequie, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Paulo Afonso, Poções, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista; no Ceará (Caucaia, Fortaleza e Papicu); na Paraíba (João Pessoa); em Pernambuco (Caruaru e Recife); no Rio Grande do Norte (Natal); em Sergipe (Aracajú).
A Plura Consultoria e Inclusão Social promove a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Atua diretamente com as empresas contratantes e candidatos às vagas e oferece às corporações planejamento da inclusão, projetos estruturais para acessibilidade, treinamentos comportamentais, educacionais e operacionais para recrutamento e seleção. Já para os candidatos, há um banco de vagas no site para consultas e cadastro de currículos. Mais informações pelo e-mail:

UFPE abre inscrições para três processos seletivos

Chegou a hora de se inscrever nos já anunciados Vestibulares 2010.2 da Universidade Federal de Pernambuco. As seleções vão preencher vagas remanescentes no Centro de Tecnologia e Geociências (no Recife) e na Unidade Acadêmica do Agreste (em Caruaru), e nos cursos de Ensino a Distância da instituição.
Para os três vestibulares, as inscrições começam no próximo dia 22 de junho (terça-feira) e vão até 04 de julho (domingo) e devem ser realizadas exclusivamente no site da Covest (www.covest.com.br). A taxa de inscrição, de R$ 70 (setenta reais), pode ser paga até o dia 05 de julho em qualquer agência do Banco do Brasil.
Veja aqui os processos:
Vestibular do CTG - Serão disponibilizadas 315 vagas para o Vestibular 2010.2 do Conjunto Engenharias CTG, da seguinte forma: Engenharia Civil (60 vagas), Engenharia de Alimentos (35 vagas), Engenharia de Energia (10), Engenharia de Minas (25), Engenharia Elétrica / Eletrônica (40), Engenharia Mecânica (50), Engenharia Química (45) e Engenharia Elétrica(*) (50 vagas).
A seleção será feita nos dias 18/07 e 19/07, nas cidades do Recife, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, das 13h às 17h. No primeiro dia serão aplicados os testes de Português 1 (Redação e duas Questões Discursivas) e Química (16 questões). No segundo dia, os feras serão submetidos às provas de Matemática e Física (16 questões cada uma).
Unidade Acadêmica do Agreste – As provas vão seguir uma metodologia semelhante à do vestibular do CTG. Serão disponibilizadas 120 oportunidades de ingresso, distribuídas pelas Licenciaturas em Física (40 vagas), Matemática (40) e Química (40), todas no horário noturno.
A seleção será realizada nas cidades do Recife, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, também nos dias 18/07 e 19/07, mas com uma pequena mudança de horário. O primeiro dia de testes vai das 13h às 17h30, com a aplicação das provas de Português e Literatura (16 questões), Língua Estrangeira (08 questões), História (08) e Geografia (08), além de uma redação e duas questões escritas/discursivas. O segundo dia vai das 13h às 17h, com as avaliações de Matemática, Física, Química e Biologia (16 questões cada uma).
Ensino a distância - O Vestibular 2010.2 UFPE/Ensino a Distância disponibiliza 800 vagas em três Licenciaturas (Letras/Língua Portuguesa, Letras/Língua Espanhola e Matemática). As provas serão realizadas em um único dia (18/07), das 13h às 18h, nos municípios do Recife, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Com 15 ressalvas, TCU aprova contas do governo federal

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, com 15 ressalvas, as contas do governo federal referentes a 2009. O documento segue agora para votação no Congresso Nacional, que é o responsável por aprovar ou rejeitar a prestação de contas.
Entre as ressalvas feitas pelo TCU estão, por exemplo, deficiências nos dados que deveriam subsidiar a análise dos resultados de programas do governo, o baixo percentual de arrecadação das multas administrativas aplicadas por órgãos da administração pública federal e a execução de despesa sem suficiente dotação no Orçamento de Investimento das Empresas Estatais. No texto, o TCU também fez críticas ao volume de restos a pagar, que são os gastos que já foram empenhados, mas ainda não foram pagos.
Apesar das ressalvas, a conclusão do tribunal é de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está enquadrado nos parâmetros e limites da Lei de Responsabilidade Fiscal. O relator foi ministro Raimundo Carreiro.

Irã não suspenderá enriquecimento de urânio após sanções

O Irã não vai suspender as atividades de enriquecimento de urânio após o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado novas sanções contra o país, afirmou uma autoridade iraniana nesta quarta-feira. Para o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a decisão não tem valor algum.
"Nada vai mudar. A República Islâmica do Irã vai manter suas atividades de enriquecimento de urânio", disse Ali Asghar Soltanieh, enviado do Irã na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), com sede em Viena, logo depois da aprovação da medida na ONU em Nova York. Em visita ao Tadjiquistão, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que as resoluções não tem valor e deveriam ser jogadas na lata de lixo como um lenço usado. "Essas resoluções não têm valor... É como um lenço usado que deveria ser jogado na lata de lixo", disse ele a jornalistas.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Inquisição no DEM

Integrante da aliança que apoia a pré-candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB), o DEM resolveu agir contra filiados que planejam apoiar candidatos ao governo e ao Senado que não sejam de oposição. Ontem, a executiva da sigla aprovou, por unanimidade, resolução em que determina a "deputados, prefeitos, vereadores lideranças e filiados que se desfiliem do partido, caso desejem apoiar candidatos majoritários contrários à orientação partidária".
Mendonça Filho, presidente estadual do partido, espera frear as defecções da oposição Foto: Chico Bezerra/Divulgação - 23/9/08
Com a decisão, o DEM espera pôr um freio nas defecções de gestores eleitos pelo partido mas que hoje estão afinados com a reeleição do governador Eduardo Campos (PSB) e mesmo com a postulação de nomes governistas ao Senado. Hoje, o partido trabalha para reeleger o senador Marco Maciel e aguarda a definição do segundo oposicionista para a Casa Alta. O Democratas também acaba dando 'exemplo' a outras legendas da aliança jarbista (entre elas PSDB e PMDB) em cujos quadros existem prefeitos e vereadores que já declararam apoio ao palanque da situação.
Em 2008, o DEM elegeu 19 prefeitos. Destes, alguns, segundo informações do Palácio do Campos das Princesas, já estão comprometidos com Eduardo. Sem falar em números, os governistas citam casos emblemáticos como José Barbosa, de São José da Coroa Grande, na Zona da Mata, e Pedro Augusto (Pedoca), de São Vicente Férrer, no Agreste.
De acordo com o presidente estadual do DEM, ex-governador Mendonça Filho, a decisão revela a posição política do partido. Segundo ele, o DEM declarou apoio ao nome de Jarbas apenas no dia 28 de maio e terá oficialmente candidato a governador a partir do dia 18 deste mês, quando ocorre a convenção que confirmará a postulação do senador peemedebista.
"Trata-se apenas de uma questão de coerência e respeito ao processo democrático e, principalmente, ao eleitor que nos colocou na oposição", salientou. Para o deputado federal André de Paula, vice-presidente estadual da legenda, "cada um deve agir de acordo com sua consciência, contanto que fique claro de que lado cada um vai estar".
A resolução foi aprovada emreunião realizada ontem, com a presença de parlamentares do partido e do ex-ministro Gustavo Krause. Durante o encontro, também ficou decidido que na proporcional o DEM se coligará ao PMDB, PSDB, PPS e PMN na disputa federal. A decisão sobre estadual será tomada depois.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nos últimos dez anos, a agricultura irrigada passou de 8,9% para 17% de participação na produção do Estado

Fortaleza. O Ceará possui grande potencial para expandir o setor de agricultura irrigada, ampliando a oferta de produtos e gerando mais empregos. Com cerca de 20 mil hectares de terras com estrutura e condições para desenvolver o setor, será possível gerar, de médio a longo prazos, R$ 400 milhões de renda a mais, tanto no fortalecimento de culturas já existentes quanto na produção de novos produtos. A afirmação é do ex-secretário de Agricultura Irrigada do Estado, Carlos Matos, feita durante palestra no Encontro do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto). O evento ocorreu, ontem, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil.

Lula destacou que não é proibido um presidente da República fazer campanha e vai seguir as regras eleitorais

São Paulo O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou hoje se licenciar do cargo durante o processo eleitoral e afirmou que fará campanha a favor da presidenciável petista, Dilma Rousseff. "Ainda este ano eu irei fazer campanha na porta da fábrica da Volkswagen", disse ele em São Paulo, durante visita a uma fábrica da marca.
"Não é proibido um presidente da República fazer campanha quando a campanha começar. O que eu não quero é fazer nada que possa infringir a legislação eleitoral e isso só me permite fazer campanha depois que forem feitas as convenções partidárias, que os candidatos estiverem oficializados", destacou.
Questionado sobre as multas que levou por supostamente ter feito propagada eleitoral antecipada em favor da ex-ministra, Lula disse que tinha uma visão sobre campanha até outro dia, e que agora mudou. "Obviamente, não cabe ao presidente criar nenhum constrangimento para a Justiça Eleitoral. Pelo contrário, tenho que dar exemplo para que a questão eleitoral transcorra no Brasil com a maior normalidade possível".
Ele também rebateu as críticas da oposição de que ele estaria brincando com as leis eleitorais. "Eu não posso levar a sério o que a oposição diz".

terça-feira, 1 de junho de 2010

Brasileira a bordo diz que ouviu tiros

Em declaração, o presidente em exercício do Conselho de Segurança, o embaixador do México, Claude Heller, pediu "investigação rápida, imparcial e transparente" sobre o incidente desta segunda-feira (31), e disse que a situação de Gaza é "insustentável". Ele ressaltou que a única solução possível para o conflito palestino-israelense é o diálogo”.
A ação da Marinha de Israel resultou na detenção de 480 ativistas, que permaneciam detidos em Ashod, ao sul do país. O grupo seria interrogado nesta terça.
Outras 48 pessoas, que também estavam nos navios e foram detidos, esperavam no Aeroporto Internacional Ben Gurion para serem deportadas a seus países de origem, anunciou a rádio pública israelense.

ONU pede investigação sobre ataque de Israel a barco de ajuda a Gaza

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta terça-feira (1º) uma investigação “imparcial” sobre o ataque de tropas de Israel em águas internacionais contra um comboio de navios de ajuda humanitária aos palestinos e exigiu a liberação imediata de todos os civis presos.
Ao fim de uma reunião de emergência de mais de 12 horas para examinar a situação, o Conselho de Segurança condenou os atos que resultaram na morte de ao menos 9 pessoas e vários feridos, entre ativistas e soldados de Israel.
Forças da Marinha de Israel lançaram um assalto contra uma frota humanitária integrada por ativistas de diferentes países que se dirigia a Gaza para entregar produtos de primeira necessidade e medicamentos aos palestinos.

Seguidores