quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Raul Jungmann admite desistir de ser candidato caso a oposição entre em consenso



O pré-candidato à Prefeitura do Recife, Raul Jungmann (PPS), declarou que existe a possibilidade de não disputar a eleição caso a Mesa da Unidade (MDU), grupo que reúne os partidos de oposição no Recife, decida que a melhor estratégia é o lançamento de uma candidatura única. O ex-deputado disse que haverá uma reunião da MDU na segunda quinzena de janeiro para discutir as eleição municipal deste ano.
Segundo Jungmann, a estratégia da oposição é forçar um segundo turno e para isso é necessário saber se a Frente Popular terá mais de um candidato. Apenas depois da definição da Frente a oposição poderia decidir se vai se unir em torno de uma pessoa ou se lançará múltiplas candidaturas. “É como um jogo de xadrez. O governo joga com as brancas, faz o primeiro lance, e a oposição joga com as pretas. Caso o governo tenha uma candidatura a oposição terá duas, caso contrário terá uma”, afirmou.
O também pré-candidato paro o Recife, Daniel Coelho (PSDB), minimizou as declarações de Jungmann. Para o tucano é necessário, primeiro, que os partidos da oposição decidam internamente se terão ou não candidatos. Apenas depois disto seria possível discutir o assunto. “Ninguém do PSDB vai exigir que cada partido desista de disputar a eleição. Temos a posição de lançar candidato próprio e precisamos discutir internamente pois temos muitas lideranças. Respeitamos a posição dos outros partidos e não vamos em momento nenhum enfraquecer candidaturas da oposição, mas o caminho natural é que ela (a oposição) tenha mais de um candidato”, disse.
Jungmann já havia declarado anteriormente que poderia desistir de ter candidatura própria e apoiar um possível candidato do PSDB. Meses atrás, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, desdenhou da candidatura do pós-socialista afirmando que ele tinha o direito de examinar o “tamanho” que tem nas urnas.





Tauan Saturnino, especial para o DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores