quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia Mundial da Tuberculose é lembrado com ação no Pátio do Carmo

Estudantes de Medicina e agentes comunitários de saúde de vários municípios participam esta manhã, no Pátio do Carmo, centro do Recife, de uma ação educativa pelo Dia Mundial da Tuberculose. As atividades são realizadas pelo Programa de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde (SES)
De acordo com a coordenadora do programa, Laíze Brilhante, a ideia é informar a população sobre os sintomas da doença, uma vez que pesquisas comprovam que as pessoas ainda não sabe identificar os sinais da tuberculose. Pernambuco ocupa a quarta colocação em taxa de incidência de Tuberculose (número de casos novos) no Brasil, com um total de 46 casos por 100 mil habitantes, registrados em 2010.
A programação segue nos dias 29 e 30 de março com o Seminário de Manejo Clínico em Tuberculose. O encontro, que será realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), vai reunir cerca de cem profissionais de nível superior dos 30 municípios prioritários do Estado.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, a tuberculose tem transmissão direta, de pessoa para pessoa, mas somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença. Os principais sintomas são: manchas na pele que não coçam e apresentam alteração de sensibilidade; dormência e/ou formigamento nas mãos ou nos pés, inclusive na área das manchas; ausência ou diminuição de suor na área da pela atingida; perda de pelos no local das manchas; nódulos ou caroços na pele.
Os casos graves apresentam dificuldade na respiração, eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão).
O tratamento dura seis ou 12 meses, dependendo da manifestação da doença. A forma transmissível exige que o paciente tome o medicamento por um ano; mas, a partir do 15º dia de tratamento, não há mais risco de contágio, ou seja, não há necessidade de evitar o convívio social. As pessoas que apresentarem os sintomas da doença devem procurar o posto de saúde mais próximo a sua casa. O tratamento é feito no próprio posto e o paciente acompanhado pelo médico de saúde da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores