quinta-feira, 24 de março de 2011

Religiões podem deixar de existir em 9 países, aponta estudo


A partir de um modelo de progressão matemática, pesquisadores verificaram que, desde o século 19, tem crescido o número de pessoas que dizem não ter religião.
Um estudo realizado por cientistas americanos com base em dados de censos e projeções demográficas de noves países ricos constatou que, desde o século 19, o número de pessoas que se dizem sem religião tem seguido uma tendência de alta. Com isso, dentro de algumas décadas, as instituições religiosas podem deixar de existir nessas nações.
''Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Checa, que chegou a 60%'', afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.
O estudo aponta que na Holanda, por exemplo, até 2050, 70% dos cidadãos não estarão seguindo nenhuma religião, caso o número de sem religião continue a crescer no mesmo ritmo.
Os países analisados na pesquisa foram, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores