terça-feira, 17 de agosto de 2010

noticias politicas do dia 17/08/2010

17/08/2010

Lula segue para Salgueiro

O presidente Lula segue, neste momento, para Salgueiro. Ele embarcou numa aeronave de menor porte, um avião Amazonas, usado para viagens curtas. Está acompanhado do governador Eduardo Campos (PSB), segundo o portal Diario de Pernambuco.com.br

Já Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), que também viajam para Salgueiro, embarcaram em outro avião.

O presidente deverá fazer um sobrevooo nas obras da ferrovia Transnordestina e cumprir agenda em Salgueiro. Já os integrantes da Frente Popular de Pernambuco cumprem uma agenda política.


17/08/2010

João da Costa participa da reinauguração do Hospital Pedro II

Após um período de 28 anos de portas fechadas, o Hospital Pedro II, que integra o complexo hospitalar do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), foi reaberto em solenidade realizada na noite de ontem.

O prefeito João da Costa, acompanhado da primeira dama Marília Bezerra, prestigiou a cerimônia que contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, do príncipe Dom João de Orleans e Bragança e família, além de autoridades locais e nacionais.

Localizada no bairro dos Coelhos, a unidade de saúde abre as portas para oferecer à população carente tratamentos modernos com equipamentos de última geração. “O que temos aqui em termos de tecnologia não deixa a dever a nenhum hospital do Brasil e de outros países”, afirmou o ministro Temporão.


17/08/2010

Entrevista de Lula não é transmitida

Até agora, não há explicações do Palácio do Planalto, mas a entrevista que o presidente Lula concede exclusivamente às rádios de Petrolina, no Sertão, não está sendo transmitida. De acordo com informações do Diario de Pernambuco, a Petrolina FM, responsável por retransmitir a entrevista às demais rádios, está enfrentando problemas técnicos.

Somente seis jornalistas da região do São Francisco tiveram acesso à entrevista do presidente, que é concedida em uma sala reservada no aeroporto de Petrolina. As demais equipes de reportagem aguardam no saguão principal do prédio o final da entrevista.



Escrito por Magno Martins, às 11h27
Comentários (0) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Na TV, Dilma usa "vacina" e fala da prisão

Na estreia da propaganda eleitoral, hoje, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, narra durante dez minutos sua biografia e trata de um tema-tabu: a prisão por ter feito parte de um grupo que atuou na luta armada na ditadura militar, segundo o portal da Folha de S. Paulo. "Ninguém faz as coisas quando não tem paixão nem crença", diz ela, na fala que abre o programa.

No programa de apresentação, Dilma conta sobre como entrou no movimento estudantil na escola secundária, em Belo Horizonte, onde ingressou em 1964. "Eu era um peixe dentro d"água", diz, numa tentativa de mostrar que, na época, o engajamento era comum na juventude.Ela procura falar em tom leve da prisão na década de 70.

A forma amena serve de vacina contra ataques da oposição sobre sua atuação na clandestinidade no combate à ditadura militar.



Escrito por Magno Martins, às 11h02
Comentários (4) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Eduardo recepciona Lula e faz carreata em Santa Maria

O governador Eduardo Campos recebeu o presidente Lula no aeroporto de Petrolina, acompanha a entrevista dele aos radialistas no aeroporto e vai até Salgueiro no helicóptero presidencial. De Salgueiro, Eduardo segue para Santa Maria da Boa Vista, onde promove uma carreata. No final da tarde, volta para Petrolina para um novo encontro com o presidente no aeroporto, antes de Lula embarcar para Brasília.

Escrito por Magno Martins, às 10h40
Comentários (3) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Propaganda eleitoral custará R$ 851 mi a cofres públicos

A propaganda eleitoral gratuita custará aos cofres públicos aproximadamente R$ 851 milhões. O valor equivale à isenção dada pela Receita Federal às emissoras de rádio e de TV como uma forma de compensação pelo tempo reservado nas grades de programação para a veiculação da propaganda dos partidos e dos candidatos neste ano, segundo o Estadão.

O cálculo desse valor leva em consideração quanto as emissoras ganhariam se vendessem o tempo reservado à propaganda eleitoral para veicular comerciais. A Receita permite que as empresas deduzam do imposto de renda o equivalente a 80% do que receberiam se vendessem esse tempo para comercial de produtos e serviços.



Escrito por Magno Martins, às 10h39
Comentários (2) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Lula já chegou em Petrolina

O presidente Lula já está em Petrolina. Ele chegou por volta das 10 horas e foi recebido pelo governador Eduardo Campos (PSB), com quem conversa neste momento. Daqui a pouco, ele concede entrevista a radialistas de Petrolina e em seguida segue para Salgueiro, onde cumpre extensa agenda.

Escrito por Magno Martins, às 10h23
Comentários (0) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Ao som de Elba Ramalho, Serra diz que seu talento é cuidar

Ao som de Elba Ramalho começa a propaganda do candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, no horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão. A letra foi adaptada e os direitos autorais devidamente comprados, segundo o portal Terra.

Em seu programa de TV que vai ao ar nesta terça-feira, o tucano joga futebol, come churrasco "na laje" e se apresenta como um homem simples que tem como principal talento cuidar das pessoas. O presidenciável quer se afastar do estigma de elitista atribuído ao seu partido.

Como não poderia faltar, em se tratando de um candidato incontestavelmente palmeirense e amante do futebol, Serra bate uma bolinha com crianças e termina o seu programa de sete minutos, 18 segundos e 54 centésimos com seu novo jingle, onde deixa de ser José Serra e passa a ser Zé, apelido usado por seu neto para chamar o avô presidenciável.



Escrito por Magno Martins, às 10h15
Comentários (7) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Ambulantes retirados de Boa Viagem fecham avenida

Ambulantes que foram retirados ontem de Boa Viagem realizam um protesto esta manhã. Queimando pneus e pedaços de madeira, eles fecharam o trânsito no cruzamento da Avenida Conselheiro Aguiar com a rua Ribeiro de Brito, na zona sul do Recife, de acordo com portal Diario de Pernambuco.com.br



Escrito por Magno Martins, às 10h06
Comentários (3) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Eduardo: "Preciso ter dois senadores em Brasília"

Quase três mil trabalhadores receberam com entusiasmo a Frente Popular de Pernambuco, às 6h30 desta terça-feira, num ato na porteira da Timbaúba Agrícola, maior produtora de frutas, principalmente uva e manga.

Após cumprimentar homens e mulheres no pátio da Fazenda, o governador Eduardo Campos (PSB), que é candidato à reeleição, reforçou a necessidade de os trabalhadores elegerem os senadores Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT), sintonizados com o presidente Lula e com a ex-ministra Dilma Rousseff (PT).




















No palanque, Eduardo foi claro: 'Preciso ter dois senadores em Brasília que nos ajudem a trazer mais recursos. São meus companheiros Armando Monteiro e Humberto Costa, que são apoiados e estão sintonizados com Lula e com a nossa presidenta Dilma'.

Diversas lideranças participaram do ato. Estavam lá o secretário Fernando Bezerra Coelho (PSB), os deputados federais e candidatos à reeleição Fernando Filho (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB), a deputada estadual e também concorrendo à reeleição Isabel Cristina (PT) e os candidatos a deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PHS), Odacy Amorim (PSB) e Osinaldo Souza (PSB).



Escrito por Magno Martins, às 09h45
Comentários (6) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Na TV, Serra ataca petista e traz de volta mensalão

O comando da campanha de José Serra (PSDB) produziu artilharia pesada contra a adversária e hoje líder nas pesquisas, Dilma Rousseff (PT). O comitê de Serra tem prontos um jingle de rádio e um comercial de TV, para ataque contra a petista, segundo a Folha de S. Paulo.

Dedicado ao eleitor nordestino, o jingle ressuscita o escândalo do mensalão, citando o ex-ministro José Dirceu. Em ritmo de forró, diz que o governo Lula vai acabar e Dilma trará de volta José Dirceu e os radicais.



Escrito por Magno Martins, às 09h30
Comentários (8) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Ouça o programa Frente a Frente de ontem

Se você perdeu o Frente a Frente de ontem, programa que apresento em companhia de Adriano Roberto pela Rede Pernambucana de Rádios, formada por 30 emissoras, no horário das 18 às 19 horas, clique aqui e ouça agora.



Escrito por Magno Martins, às 06h39
Comentários (0) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Coluna de hoje na Folha


Campanha começa hoje

A campanha eleitoral começa, de fato, hoje, com o guia eleitoral no rádio e na televisão. É nele que os candidatos em baixa jogam todas as suas fichas na tentativa de dar a volta por cima. Neste aspecto, trata-se de uma ferramenta muito mais importante para José Serra, no plano nacional, e Jarbas Vasconcelos, no estadual.

Porque, para quem está à frente das pesquisas, como é o caso de Dilma e Eduardo Campos, a propaganda nunca deve ser encarada como tábua de salvação, mas de complemento à campanha como forma de rebater a contrapropaganda dos adversários e, por outro lado, difundir suas ideias de forma mais clara.

No caso de Pernambuco, a grande expectativa recai em relação ao programa de Jarbas. Ele já disse, reiteradas vezes, que a campanha só começa quando se inicia o guia. A massificação na tevê ajuda, sem dúvida. Basta dar uma olhada em algumas campanhas passadas.

E não precisa ir muito longe. Há dois anos, João da Costa partiu praticamente do zero e foi eleito prefeito do Recife. É claro que cada eleição tem a sua história e no caso de João vale vincular à força de João Paulo, com quem rompeu. Eduardo e Jarbas serão as grandes vedetes do guia, porque polarizam a campanha. E é bem possível que tenhamos um grande duelo entre os dois na TV.

FRACA AUDIÊNCIA– No Interior do Estado, o efeito do guia pode não chegar a zero, mas ficará próximo, porque na televisão em algumas regiões distantes, como o sertão, devido à proliferação do sinal via parabólica, a programação estadual é substituída pela de São Paulo. O eleitor do interior, no entanto, em sua grande maioria, deve acompanhar a propaganda eleitoral pelo rádio que, devido a falta da imagem, não tem o mesmo peso da televisão.

Drama sertanejo - Na passagem, hoje, por Salgueiro, o presidente Lula verá como o sertanejo sofre com os efeitos da seca. Muitas comunidades deixaram de ser abastecidas por carros pipas simplesmente porque o Governo Federal suspendeu o pagamento.

Sertão também prospera - Lula verá, hoje, o boom econômico que Salgueiro vive em função de um conjunto de obras federais na região. Só três grandes projetos que saíram do papel – a transposição, a ferrovia Transnordestina e uma escola técnica - geraram 3,1 mil empregos com carteira assinada no município, que viu sua arrecadação de ISS sair de R$ 1,5 milhão/ano para R$ 5 milhões/ano.

Nota 10 - Visitado, ontem, pelo governador Eduardo Campos, o Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac), localizado no Morro da Conceição, é algo fantástico. Fundado em 1988, atende hoje cerca de 300 crianças portadoras de necessidades especiais, oferecendo um leque de serviços na área de saúde.

João online - A campanha de João Paulo entra na era digital. Candidato a deputado federal, ele apresenta, hoje, o seu portal de campanha durante encontro com a mídia no seu comitê na Barão de Itamaracá, no Espinheiro. Na sua página, o ex-prefeito centralizou todas as mídias, como o twitter, que tem usado muito.

CURTAS –

DORMENTES– A fábrica de dormentes que Lula inaugura, hoje, em Salgueiro vai produzir o suficiente para abastecer os 1,8 mil km da ferrovia Transnordestina. Numa segunda etapa, exportará dormentes através do porto de Suape.

ASSALTO– O comitê central da campanha de Eduardo em Petrolina foi assaltado, ontem, no final da tarde, por duas pessoas que chegaram ao local numa moto. Ontem, era dia de pagamento da militância e todo o dinheiro virou pó.

LIVRO– O deputado Maurício Rands lançou, ontem, o livro “A era Lula”, no Paço Alfândega. Tem seu prefácio assinado pelo presidente Lula, que enaltece a iniciativa e destaca os avanços que o País teve nos seus oito anos no poder.

'Você quer falar com alguém importante? Leve um presente, e será fácil'. (`Provérbios 18-16)



Escrito por Magno Martins, às 06h00
Comentários (17) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Eduardo pega ''carona'' hoje na visita de Lula ao Sertão

A nova visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado muda, hoje, a rotina de campanha do governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB). Embora o socialista esteja priorizando eventos eleitorais antes das 8h e depois das 18h - sob o argumento de não prejudicar a administração do estado -, ele aproveita a quinta passagem de Lula por Pernambuco neste ano para intensificar a agenda política no Sertão. O governador recebe o presidente em Petrolina e participa de três atos políticos ao lado de lideranças da região. Lula se dedica à agenda administrativa em Petrolina e em Salgueiro. Eduardo reforça a política das 6h às 21h.



Por impedimento da legislação eleitoral, o governador não poderá acompanhar Lula na visita que o petista fará à fábrica de dormentes, em Salgueiro, nem ao laboratório de ciências agrotécnicas da Universidade Federal do São Francisco. Mas ele faz questão de estar por perto, para reforçar que é aliado do petista e colar na popularidade do presidente, que tem 93% de aprovação no estado, segundo pesquisa do Diario Data Associados. (Do Diario de Pernambuco)





Escrito por Magno Martins, às 05h50
Comentários (5) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Nasce mais um presidenciável

Do blog Radar Político

Quanto mais o governador Eduardo Campos (PSB) consolida a liderança nas pesquisas, menos os socialistas acreditam na permanência do deputado Ciro Gomes no partido. O argumento é que, se o PSB optar por candidatura própria à Presidência em 2014, o nome natural é do pernambucano e não do cearense. Ciro, que não vai disputar a eleição deste ano, tem oscilado entre a decepção com a política e a pretensão de um dia chegar ao Palácio do Planalto.



Escrito por Magno Martins, às 05h49
Comentários (0) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Jarbas aposta na força da TV para se impor na disputa

Dois dias antes da estreia do seu guia eleitoral, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) assistiu, pela primeira vez, ontem, aos pilotos dos seus programas. Tirou a noite para ir à RTV - produtora responsável pela elaboração dos vídeos - conferir o que irá ao ar amanhã. De antemão, explicou que veria “duas versões diferentes”. “O da noite é totalmente propositivo e o da tarde um programa mais leve, de entrevistas”, adiantou. Na visão do ex-governador, essa etapa de propaganda televisiva, incluindo as inserções comerciais ao longo do dia, será decisiva para o rumo da campanha. Em desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, o senador aposta no poder da TV de entreter o eleitor e dar uma sacudida no ritmo da corrida eleitoral. (Da Folha de Pernambuco - Bruna Serra e Renata Bezerra de Melo)


Escrito por Magno Martins, às 05h46
Comentários (3) Enviar essa matéria por e-mail Imprimir Topo



17/08/2010

Ajuda do Alto

Marisa Gibson - Coluna Diario Político

Só Cristo // Com sua candidatura a deputado estadual impugnada pelo TRE, Nilton Carneiro (PP), ex-prefeito de Jaboatão, desfila nesta campanha ao lado de Eduardo Campos, ostentando uma gravata em que suplica a ajuda de Jesus.

Apaziguando os ânimos // Apesar das escamaramuças entre tucanos e pemedebistas, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) continua buscando apaziguar os ânimos. Faz dobradinha com o senador Sérgio Guerra e o deputado federal Raul Henry e tem acompanhado ambos em caminhadas em busca de votos. Para ela, passado o calor dos debates eleitorais, muita coisa vai se esclarecer nos dois lados e a calmaria vai se restabelecer.








17/08/2010

Dilma e Serra disputam hoje na TV "a continuidade" de Lula

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) estreiam hoje na propaganda eleitoral gratuita tentando se apresentar como os mais preparados para continuar as conquistas de Luiz Inácio Lula da Silva, cujo governo tem 77% de aprovação, segundo o Datafolha. Num antídoto à associação entre Lula e a petista, que será mostrada na propaganda do PT, o tucano não fará ataques ao presidente -que é citado em seu jingle-, e dirá que é a "certeza", e a adversária, uma "dúvida".
Dilma usará o primeiro programa para mostrar sua biografia e, logo de cara, tratará de sua prisão durante a ditadura militar, tema que pode ser usado contra ela pelos rivais. Serra também aposta num início ameno, mas já tem pronto comercial em que ataca a petista, lançando dúvidas sobre sua capacidade de governar.





17/08/2010

Processos contra Dilma estão ''escondidos'' na Justiça

Está trancado desde março, num cofre da presidência do Superior Tribunal Militar, todo o processo que levou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, à prisão durante a ditadura (1964-85). A papelada, retirada dos arquivos por ordem do próprio presidente do tribunal para prevenir um eventual uso político do material, revela em fichas, fotos, depoimentos e relatórios de inteligência a militância de Dilma à época.

Até março, quando foram "escondidos", os documentos poderiam ser consultados pelo público, como advogados, jornalistas, pesquisadores e pelas partes do processo. A liberação, quase sempre, é feita pelo ministro-presidente do tribunal, Carlos Alberto Marques Soares. Em entrevista à Folha, ele admitiu que o processo foi parar no cofre por causa das eleições. "Não quero uso político [do STM]", afirmou ele. "Não vou correr risco no período eleitoral."

Estão nos arquivos do STM mais de 116 mil processos. Além do material sobre a ditadura, há documentos da Intentona Comunista, de 1935, e da chegada de Getúlio Vargas ao poder, em 1930. Só o processo referente a Dilma e "mais uns outros 50", segundo Carlos Alberto Marques, estão no cofre. Mas o passado de Dilma em organizações da esquerda armada não é o único argumento para a retirada do material do arquivo. "Também vamos começar a restauração e a digitalização dos processos", disse.

A assessoria da candidata do PT diz que ela "desconhece" a guarda dos documentos em um cofre. "A mim ninguém pediu nada", afirmou Carlos Alberto ao ser questionado se recebeu alguma solicitação para levar o material aos cofres.(Informações da Folha de S.Paulo)







17/08/2010

Eis o Serra!

Roteiro 1 Um trecho de "Bate Coração", sucesso com Elba Ramalho que ganhou nova letra do publicitário PC Bernardes, abrirá o primeiro programa de José Serra no horário eleitoral. Após a música, o candidato surgirá no estúdio, se apresentando.

Roteiro 2 O programa, que será o mesmo na hora do almoço e à noite, terá ainda biografia de Serra narrada por um locutor e entremeada por depoimentos de beneficiados por ações do tucano -que, ao final, participa de uma espécie de "pagode na laje" produzido em estúdio.(Painel - Folha de S.Paulo - Renata Lo Prete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores