segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Taxa de homicídios no Estado é a menor dos últimos 12 anos

Desde a implantação do Plano Estadual de Segurança Pública, 1.040 vidas já foram salvas. Pelo 20º mês consecutivo, o Estado vem conseguindo reduzir os números de homicídios. De acordo com os números da Gerência de Análise Criminal e Estatística - GACE, no mês de julho o Estado reduziu em 19,9% a taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI - o que representa 64 vidas poupadas.
“Gostaríamos que o número de homicídios fosse zero, mas de qualquer forma não há como negar que estamos obtendo êxito. Um dos maiores problemas é que os índices anteriores não estavam estacionados. Pelo contrário, eram sempre crescentes. Tem sido uma grande luta conseguir equilibrar tais números o que nos permite, neste momento, começarmos a vivenciar uma curva descendente”, disse o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
De janeiro a julho de 2010, a redução acumulada de mortes violentas chega a 13,9% ou 318 homicídios a menos, sendo julho o mês que apresentou a maior redução deste ano. Para o chefe da Polícia Civil, Manoel Carneiro, a integração existente entre os órgãos operativos da SDS tem colaborado na diminuição da criminalidade no Estado. “O grande sucesso na redução nos índices de violência em Pernambuco, sem dúvida nenhuma, passa pela união de esforços das polícias Civil e Militar”, reforçou.
Através de um planejamento operacional voltado para ações preventivas e repressivas, a SDS tem conseguido manter decrescente a curva da violência. Desde 2007 foram realizadas várias operações integradas de repressão qualificada com a prisão de pessoas acusadas de homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, estelionato, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. “Parabenizo a todos os integrantes da segurança pública em Pernambuco pelos resultados obtidos. Sem o comprometimento e empenho de todos não estaríamos mudando o cenário da violência em nosso Estado”, afirmou Wilson Damázio.
No combate e repressão ao tráfico de drogas, a “Operação Crack”, por exemplo, tem como objetivo debelar pontos de venda de drogas, identificar traficantes e respectivas quadrilhas. Como resultado do trabalho, apenas em 2010 foram debelados 1.856 pontos de venda e apreendidos mais de 74,2 quilos de crack. Outra ação de destaque, a Operação Malhas da Lei, dedicada a cumprir mandados de prisão, nos sete primeiros meses deste ano, deteve 2.492 pessoas e expediu mais de 2.100 mandados de prisão em todo o Estado.
A região que apresentou a maior diminuição no número de CVLI no Estado foi a Área Integrada de Segurança - AIS-4 responsável pelo policiamento em 34 bairros e 52 comunidades do Recife, como San Martin, Tejipió, Torrões, Várzea, Afogados e Jardim São Paulo, dentre outros. Com uma população de aproximadamente 472 mil pessoas, segundo último censo do IBGE, a AIS-4 reduziu em 36,8% o número de homicídios nos sete primeiros meses de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. Em números absolutos são 54 vítimas a menos. “São resultados expressivos que refletem o comprometimento de nossos policiais com a sociedade pernambucana. O trabalho integrado tem colaborado no combate à violência e na garantia da paz aos pernambucanos”, afirmou o comandante da Polícia Militar, coronel Tavares Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores