sexta-feira, 8 de agosto de 2014


Presidente americano autorizou ajuda humanitária e ataques contra o Estado Islâmico no Iraque
Barack Obama.LARRY DOWNING / Reuters
 O presidente americano Barack Obama afirmou nesta quinta-feira que as forças armadas dos Estados Unidos lançaram comida e água para milhares de iraquianos cercados por militantes do grupo jihadista Estado Islâmico, no Norte do Iraque. Obama também afirmou que autorizou ataques aéreos contra os militantes caso eles tentem tomar o controle de Erbil, ameaçando cidadãos e militares americanos na cidade.
— Quando temos a capacidade de evitar um massacre, acho que os Estados Unidos não podem fechar os olhos — afirmou o presidente, que durante a campanha presidencial prometeu retirar as tropas do país. — Não permitirei que os Estados Unidos sejam arrastados para outra guerra no Iraque, porque não há solução militar americana para crise no Iraque.
Obama afirmou que os refugiados presos nas montanhas de Sinjar foram tratados de maneira bárbara pelo Estado Islâmico, e estavam sob a ameaça de uma execução em massa, “o que constituiria um genocídio”. Segundo o presidente, as minorias religiosas tinham pela frente uma escolha: “Descer da montanha e serem massacrados ou permanecer e morrer lentamente de sede e inanição”.
— Embora os Estados Unidos não possam e não devam intervir sempre que há uma crise no mundo, as circunstâncias atuais do Iraque, com civis ameaçados, iraquianos pedindo ajuda, e a possibilidade de evitarmos um massacre, exigem que entremos em ação. Hoje, os Estados Unidos chegam para ajudar. Podemos agir de maneira cautelosa e responsável, para evitar um possível genocídio.
Representantes iraquianos e turcos afirmam que os ataques aéreos começaram na noite desta quinta-feira em Gwer e Mahmour, cidades sob o controle do Estado Islâmico, próximas à cidade curda de Erbil, mas o Pentágono negou que aviões americanos tenham participado de bombardeios. O órgão afirmou que aliados dos americanos como as forças armadas iraquianas ou turcas possam ter conduzido o ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores