quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Dilma: soberania significa submissão às urnas



A presidente Dilma Rousseff disse, hoje, em discurso na formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco, que a soberania do país significa "submissão à vontade geral expressa nas urnas". Aos diplomatas recém-formados, ela disse ainda que o estado brasileiro "só é respeitado" na medida em que no país for respeitada a soberania popular.
"O estado brasileiro só é respeitado no mundo na medida em que em nosso território se exercer e respeitar a soberania popular. Essa soberania significa submissão à vontade geral expressa nas urnas. Dela depende o cumprimento do programa econômico, social e político de mudanças que a sociedade escolhe de quatro em quatro anos", afirmou a presidente.
"A ação futura de vocês, jovens diplomatas, articulará duas dimensões essenciais da democracia: a defesa da soberania nacional e o respeito à soberania popular, que é base também do nosso processo de inclusão social", continuou Dilma.
Ela também fez em seu discurso uma defesa da democracia nos países da América do Sul.

"A integração nos nossos países [América do Sul] sempre pressupôs a democracia. Ela só foi possível quando os povos de nossa região derrotaram as ditaduras no século passado. Sabemos que ela também é cada vez mais possível, porque empreendemos nas últimas décadas um forte processo de redução das desigualdades e de inclusão social", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores