quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Disque Denúncia oferece R$ 2 mil por dados dos 100 mais procurados do estado


O disque denúncia oferece, a partir desta quinta-feira (29), uma recompensa de até R$ 2 mil por informações que levem à prisão de qualquer dos cem criminosos mais procurados de Pernambuco. A relação dos nomes, fotos e crimes cometidos por cada um dos bandidos está disponível no site da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br) e também ficará disponível no sistema do Tribunal de Justiça do estado, ao qual a página é interligada. A lista, que contem os principais criminosos que cometeram homicídios e latrocínios que têm mandados de prisão expedidos, mas continuam livres, será atualizada a cada 15 dias, a medida em que os bandidos forem sendo presos.
De acordo com a coordenadora do programa, Carmela Galindo, a iniciativa visa estimular a participação popular na promoção da paz pela facilitação dos esconderijos dos procurados, todos com mandados de prisão já decretados pela Justiça. “Isso não exime o caráter de sigilo da denúncia, uma vez que o denunciante pode não se identificar e depois da captura, nos revelar a senha fornecida durante o atendimento. Por isso, a denúncia é segura e contribui com o trabalho da polícia”, afirma. A recompensa, no entanto, é restrita às informações repassadas à central do Disque Denúncia pelos telefones 0800-081-5001 e 3421-9595.
Para facilitar o acesso à lista dos criminosos mais procurados, uma intensa campanha foi lançada pela SDS. A denúncia também poderá ser feita pela internet, onde todos os procurados serão expostos, podendo ser classificados por nome ou cidade. Para saber mais sobre a pessoa, basta clicar em cada fotografia ou nome e conferir a lista de crimes cometidos e, por conta da interligação com o sistema do Tribunal de Justiça, até mesmo uma cópia do mandado de segurança expedido pela Justiça, que estará disponível para impressão. De acordo com o procurador-geral da Justiça Aguinaldo Fenelon, a ação é um resultado do comprometimento do TJ, e do Ministério Público de Pernambuco, com o Pacto Pela Vida. “Pode parecer uma tarefa fácil, mas demanda muito trabalho fazer essa comunicação e passar esses documentos via web. Com esse movimento, o Governo manda a mensagem que o bandido não tem vez e que no estado vai prevalecer a cidadania”, afirma.
Também serão utilizados cartazes e panfletos em unidades da Polícia Militar de todo o estado e três totens eletrônicos serão instalados nas Delegacias de Prazeres, Boa Viagem e no Terminal Integrado de Passageiros, para facilitar o acesso da população às fotografias. Nas traseiras de diversos ônibus que circulam no estado, também serão expostos cinco dos cem bandidos do sistema, junto aos telefones para denúncia e do site da secretaria. “É um salto do formato quase artesanal que trabalhávamos, em que o policial trombava com o bandido e só conseguia informações com a Delegacia de Capturas ou um Fórum de Justiça, dois, três dias depois. Isso comprometia o princípio de oportunidade”, resumiu o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
De acordo com o governador Eduardo Campos, a ação tem como objetivo não apenas fazer Justiça, mas minimizar o número de Crimes Violentos Letais Intencionais, foco principal do Pacto pela Vida. Segundo ele, o lançamento, no início de setembro, do Sistema de Contenção de Crimes, um caderno com os dados dos 493 alvos preferenciais da polícia pernambucana, dos quais 74 acabaram presos, tem relação direta com o diminuição do número de homicídios. “Tivemos, neste mês, até agora, o menor nível de crimes letais do ano. Isso só nos incentiva a pedir que a população denuncie cada vez mais, sem medo, porque só assim conseguiremos trazer paz para o estado”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores