quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Cirurgia bucomaxilofacial cresce cerca de 30% no HUT



Trauma  Nos últimos meses o atendimento realizado pela equipe de Cirurgia bucomaxilofacial do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) aumentou cerca de 30%. Geralmente quem necessita desse tipo de atendimento são pessoas envolvidas em casos de agressões física, idosos que sofrem quedas e acidentes de trânsito, com destaque para as ocorrências com acidentes envolvendo motocicletas.

No mês de setembro a equipe do HUT, composta pelos cirurgiões Marcelo Soares e João Paulo Lócio realizou diversos atendimentos entre procedimentos cirúrgicos e atendimento clínico. Segundo o Cirurgião Bucomaxilofacial do HUT, Marcelo Soares, essa é a especialidade da odontologia que tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias do sistema mastigatório e estruturas crânio-faciais associadas.

Segundo o especialista, os pacientes que dão entrada no hospital com politraumatismos são avaliados por diversas equipes, entre elas a de ortopedia, neurologia e bucomaxilofacial. “A equipe de atendimento bucomaxilofacial é acionada para assistir o paciente e realizar os procedimentos cirúrgicos que por ventura acometam a face e a cavidade bucal do paciente”, explica.

Marcelo Soares ressalta que a imprudência dos condutores de veículos ainda é o maior agravante nos casos de traumas de face. “Na imensa maioria dos casos que chegam ao HUT verifica-se que os condutores não utilizaram os equipamentos de segurança obrigatórios, como por exemplo, o capacete e o cinto de segurança”. O Hospital de Urgências e Traumas é o único hospital que disponibiliza este tipo de tratamento pelo Sistema Único de Saúde na macroregião Vale do São Francisco abrangendo uma população de cerca de um milhão de habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores