quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dossiê do Amianto é votado hoje na Câmara dos Deputados

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados vota hoje (19) o relatório conclusivo do Grupo de Trabalho (GT) criado para diagnosticar o uso do amianto no país. Depois de quase dois anos de trabalho, o relator do GT, o deputado federal baiano Edson Duarte, líder do PV na Câmara, conclui que a melhor solução para o Brasil é banir o amianto.

O relatório, nomeado “Dossiê amianto Brasil”, tem quase 700 páginas. Resulta de um trabalho que incluiu visita a todas as minerações desativadas e a única em atividade no país; entrevistas com técnicos, especialistas, autoridades do Governo, empresários, trabalhadores e ex-trabalhadores do setor; visitas às empresas que usam o amianto e àquelas que fizeram sua substituição por fibras alternativas.

Ao ser manipulado o amianto dispersa fibras no ar. Elas são absorvidas na respiração, alojam-se nos pulmões, e provocam doenças como a asbestose, câncer de pulmão, mesotelioma de pleura e doenças pleurais. Os sintomas desses males demoram até dez anos para se manifestar e nem sempre é feito o nexo causal pelos médicos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) não existe limite para se contrair as doenças do amianto,que é cancerígeno em qualquer quantidade. No Brasil os números dos doentes devido ao amianto são ocultados, evitando assim que a sociedade saiba dos riscos que corre e impedindo o Governo de tomar uma atitude mais firme com relação ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores