quinta-feira, 28 de março de 2013

Coluna da quinta-feira
      Boa ideia, mas velha
O ramal da ferrovia Transnordestina ligando Parnamirim a Petrolina, anunciado pela presidente Dilma em Serra Talhada com um aparte inusitado ao ministro Fernando Bezerra (Integração) sendo a grande boa nova pode até ser boa, mas não é nova.  
Nem muito menos um presente de Dilma e Fernando Bezerra Coelho.  No traçado original da ferrovia, o referido ramal já estava delineado. Na verdade, os primeiros trabalhos de execução da Transnordestina foram iniciados em duas frentes, uma em Petrolina e a outra em Salgueiro.
Isso aconteceu nos anos 90, durante o Governo de Fernando Collor. Uma empresa que faliu começou a fazer os trabalhos de base em Petrolina e em Salgueiro, onde ainda hoje existem as escavações para um grande 'corte' na saída da cidade para Cabrobó.  
Já em Petrolina, o traçado foi iniciado bem próximo do centro urbano, margeando a rodovia 428, que liga a terra das carrancas a lagoa Grande. Os serviços em relação ao que está posto hoje eram apenas o começo. O fato é que o projeto fracassou e a empresa contratada, com origem (salve engano) no Paraná, quebrou.
Deixou um rastro de destruição devido à falta de pagamento de serviços. Quando se deu a decisão de dar continuidade ao projeto - que hoje é público-privado, uma PPP, mas tocado com grana do BNDES/Banco do Nordeste, apresentaram um novo traçado, mas o governador Eduardo Campos insistiu  que fosse colocado o ramal ligando Parnamirim a Petrolina.  
Tudo isso foi esquecido e somente agora relembrado. A ideia anterior, portanto, era mesmo fazer a interligação dos estados do Nordeste pela ferrovia, tanto que ainda hoje existe a linha férrea em Juazeiro.
SEM JANELA– Aos que estavam planejando trocar de partido uma notícia que cai como um balde de água fria: o relator da reforma política, Henrique Fontana, se recusa a incluir no texto a abertura de uma janela para mudança de legenda. Teme que sua ampla proposta fique resumida à aprovação dessa brecha e, como querem os grandes partidos, ao fim das coligações nas eleições proporcionais. Mas poucos acreditam que a reforma ande mesmo.
Tempo fechado - 
Cotado como uma alternativa da oposição para disputar o Governo do Estado, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), não está encrencado apenas na Câmara, onde projetos que priorizou não entram na pauta. Há uma reclamação geral dos credores, que não recebem faturas atrasadas há mais de seis meses.


Tapa e afago - Enquanto o ex-prefeito de Bom Jardim, João Lira, foi defenestrado da equipe do prefeito Miguel Batista, ambos do PP, por não terem mais diálogo, em Surubim o prefeito Túlio Vieira (PT) promoveu o seu vice Fábio Barbosa a secretário de Agricultura. E tem governado em sintonia com ele. O que se diz em Bom Jardim, no entanto, é que a vingança de Lira será maligna.
Luta pelo DNOCS - A bancada nordestina na Câmara começou um esforço para convencer o Governo a revitalizar o DNOCS, que perdeu sua vitalidade, embora ainda execute obras importantes, como a Adutora do Pajeú. “Já estivemos com o ministro Fernando Bezerra e estamos agendando um encontro com a presidente Dilma”, disse Pedro Eugênio, coordenador da bancada.
Apagões em debate - 
Os apagões em Pernambuco, que viraram rotina por causa das falhas no sistema Celpe, serão debatidos em audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado Eduardo da Fonte (PP). “É importante que o País tenha segurança do sistema de distribuição de energia elétrica. Não podemos admitir sucessivos apagões”, diz Da Fonte.


CURTAS
ANTECIPAÇÃO – O vice-governador João Lyra Neto pode antecipar para o início de abril a sua filiação ao PSB. Será um grande ato político com a presença do presidente nacional da legenda, Eduardo Campos; do líder da bancada na Câmara, Beto Albuquerque (RS), e de outras lideranças socialistas.
REGABOFE – O deputado estadual Sebastião Oliveira (PR) mantém a tradição e promove no próximo sábado, em sua casa de Gravatá, um regabofe com aliados e correligionários, entre os quais o deputado federal Inocêncio Oliveira. Vários secretários estaduais também estarão por lá.
Perguntar não ofende: Depois de Josenildo, quem será o próximo a abandonar o barco do PT?
'Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele'. (Provérbios 22:6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores