quinta-feira, 3 de abril de 2014

Estado inaugura primeira etapa da Adutora do Siriji















O Governo do Estado ampliou oficialmente, na última quarta-feira (2), a oferta de água para cinco municípios da Zona da Mata Norte, com a inauguração da primeira etapa da Adutora do Siriji. Com investimentos de R$ 48 milhões, o sistema amplia a vazão da água na região para 150 litros por segundo, beneficiando cerca de 70 mil pessoas das cidades de Aliança, Condado, Itaquitinga, Buenos Aires e Vicência. O empreendimento foi inaugurado pelo governador Eduardo Campos (PSB), no distrito de Murupé, na cidade de Vicência.

Nesta primeira etapa, foram implantados 74 quilômetros de tubulação de um total de 114 quilômetros que compõem a Adutora do Siriji. Já está em operação uma estação de bombeamento de água potável e uma para água bruta, além do primeiro módulo da estação de tratamento de água com capacidade de vazão de 300 litros por segundo.
A primeira etapa do sistema também conta com um reservatório com capacidade para armazenar 900 mil litros de água. “Aqui, antes, tinha um sistema com uma água barrenta, com muito manganês e ferro, muito diferente da água produzida nessa estação agora, que sai com tratamento adequado como recomenda todas as normas de saúde pública”, disse o governador, ao destacar que a reestruturação do abastecimento de água no estado é resultado de auscultas feita à população.

Quem também atestou a qualidade da água foi o prefeito do município, popularmente conhecido como Doutor Paulo. "Podem pegar água ali que eu e o governador vamos beber”, brincou, apontando para a Estação de Tratamento de Água do Siriji, local onde o evento foi realizado. Com o abastecimento dos municípios comprometido em razão do crescimento da população e da limitação dos sistemas existentes, o novo sistema vai complementar o abastecimento das cidades captando água na barragem do Siriji, que pode acumular até 17 milhões de metros cúbicos.

A Adutora do Siriji recebeu, até então, R$ 72 milhões em investimentos, recursos da Compesa, do Governo do Estado e Ministério da Integração Nacional. Quando estiver completamente concluído, em setembro deste ano, o sistema vai acabar com o rodízio de abastecimento ao garantir uma vazão de 300 litros de água por segundo, beneficiando cerca de 125 mil pessoas de oito municípios.
Além dos já contemplados na primeira etapa, serão beneficiados São Vicente Férrer, Machados e Macaparana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores