quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Integração solidária entre Estado e Municipio

Seminário discute integração solidária entre Estado e municípios
O vice-governador do Estado e secretário de saúde, João Lyra Neto, vai se reunir com os seis secretários-executivos e gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), além dos titulares das Gerências Regionais de Saúde (Geres), para discutir a nova política de regionalização da atenção à saúde do Estado. O I Seminário para Construção de Cenários: Regionalização Solidária e Cooperativa, que começa nesta quinta (03/09) e termina na sexta (04/09), no Recife Palace Hotel. O encontro tem como objetivo estabelecer as diretrizes de um novo processo que vai regionalizar os serviços de saúde e estimular a cooperação entre os municípios.

A programação do seminário terá inicio às 8h, com uma palestra sobre o tema “Pressuposto Político e Marco Histórico do Processo de Regionalização do Estado de Pernambuco”, que será ministrada pelo vice-governador e secretário de saúde, João Lyra Neto. A programação do primeiro dia se encerra às 18h. Durante o seminário, representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) devem apresentar experiências exitosas em regionalização.

Segundo o secretário-executivo de Regulação em Saúde, Anderson Torreão, com a realização do seminário, o Estado pretende construir uma rede de atenção à saúde que consiga atender de maneira satisfatória às demandas da população. “A proposta é buscar uma resposta solidária entre estados e municípios para garantir a integralidade e a qualidade dos serviços prestados e com isso evitar que as pessoas se desloquem do interior para serem atendidas na capital”, afirmou.

Ainda de acordo com Anderson Torreão, as discussões promovidas pelo seminário vão permitir que o Estado saiba que serviços de saúde existentes no interior devem ser potencializados e onde se deve investir. “Nós realizamos um diagnóstico piloto da rede existente no Sertão do Araripe, com a finalidade de conhecer a rede e quais as mudanças necessárias para aprimorar os serviços oferecidos. Vamos apresentar essa experiência no seminário para que os gestores elaborem uma política a ser implantada em todo o Estado”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores