segunda-feira, 15 de julho de 2013

Miriam: "Minha Casa, Minha Vida atinge 75% da meta"















A ministra Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) disse nesta segunda-feira (15), quando questionada a respeito dos cortes adicionais no Orçamento da União, que deverão ser anunciados até a próxima segunda-feira (22) que os gastos com a folha de pagamentos do Governo Federal e com a Previdência Social estão sob controle e que as despesas de custeio não têm crescido.

Ela ressaltou, ainda que os gastos com passagens aéreas em 2012 foram menores do que em 2010 e que o governo está comprometido em combater o que entende como “mau custeio” e estimular aqueles que enxerga como investimento. A ministra não precisou, porém, o valor do corte ou a data de divulgação dos ajustes.

Minha Casa, Minha Vida - Em exposição sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”, a ministra afirmou que o volume de unidades contratadas nas duas fases do programa pode ser maior do que previsto no planejamento do Governo Federal, já que os empreendimentos que se encaixam na Faixa 2, para famílias com renda média de até R$ 3,1 mil, já ultrapassaram as metas iniciais.


Acelerar a execução dos contratos da Faixa 1, para famílias com renda de até R$ 1,6 mil, afirma Miriam, é um dos principais desafios de curto prazo do “Minha Casa, Minha Vida”. Esses empreendimentos têm custos mais apertados e costumam render margens menores para as empresas, especialmente em Regiões Metropolitanas. Para isso, continua, o Governo Federal pede ajuda de prefeitos e governadores para que deem incentivos como cessão de terrenos ou disponibilidade de infraestrutura para que as moradias sejam construídas.

Desde 2009, quando foi criado, o programa Minha Casa, Minha Vida recebeu R$ 177,5 bilhões em investimentos, 46% dos quais por meio de subsídios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores