sexta-feira, 19 de julho de 2013

Presidente da Associação Comunitária do Distrito de Vermelhos em Lagoa Grande protocola projeto junto a Secretaria de Turismo de Pernambuco.
O presidente da Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais do Distrito de Vermelhos em Lagoa Grande sertão do São Francisco: João Rodrigues, (Irmão João) protocolou na manhã desta sexta-feira (19) na Secretaria de Turismo do Governo de Pernambuco em Recife, o projeto de Desenvolvimento do Turismo de Lagoa Grande.

Irmão João falou com exclusividade por telefone para o Blog Lagoa Grande em Ação e destacou os objetivos do projeto:



Confira:

O projeto é de responsabilidade da própria associação e tem como objetivo fortalecer o turismo na região contribuindo com a geração de emprego e renda para as famílias que adotaram o município de Lagoa Grande para viver e trabalhar.    

Para concretização dos objetivos deste trabalho serão realizadas as seguintes atividades: 

a) Realização de audiências públicas envolvendo os autores, e representantes da secretaria de turismo do governo do estado e do município, o publico alvo, e toda sociedade de Lagoa Grande procurando fortalecer a participação popular tendo em vista a importância do projeto.

b) Visita as associações de moradores, sindicatos, conselhos municipais e demais entidades; procurando envolvê-los de forma que o turismo se torne cada vez mais propagado no município e região.   

c) Alocação de recursos públicos ou privado para construção de Restaurantes e hotel do Turista com piscina e área de Lazer, no assentamento da Ilha do Pontal nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, e distrito de Vermelhos, e aquisição de 2 (dois) transportes, um terrestre e outro aquático, (uma Lancha para transportar os turistas do Cais do Distrito de Vermelhos à Ilha onde será construído o hotel e um microônibus para visita as vinícolas. 

d) Alocação de recursos para o desenvolvimento de novas políticas públicas voltadas para o fortalecimento do turismo, que envolva a formação profissional de guias turísticos que poderão ser utilizados também no funcionamento da Enoteca Pública do referido distrito e cursos de culinárias, envolvendo funcionários e proprietários de restaurantes de Vermelhos, sede do município, Jutaí e outras localidades visitadas por turistas na região.

O projeto vai beneficiar Turistas, investidores, geradores de emprego e renda, jovens e adultos interessadas em entrar no mercado de trabalho pela exploração do turismo e da culinária sãofranciscana, bem como expositores da tradicional Vinhuva Fest – Feira do Vinho e da Uva do Vale do São Francisco realizada a cada dois anos pela Prefeitura Municipal de Lagoa Grande em Parceria cm o Governo do Estado de Pernambuco e a iniciativa privada.      


“São milhares de investidores que todo ano visitam a localidade de Vermelhos neste município, a fim conhecer as vinícolas e assentamentos de reforma agrária. Porem a localidade ainda não oferece as condições adequadas para recebê-los o que poderia favorecer ao melhor aproveitamento das visitas Por isso estamos propondo o fortalecimento do turismo o que por conseqüência irá fortalecer também a economia local gerando mais emprego e renda para a população tendo em vista que com as instalações de empresas a cidade de Lagoa Grande e o distrito de Vermelhos localidade mais próxima com cerca de 9 (nove) mil habitantes ainda não oferecem condições (logística) adequadas para receber turistas, empresários funcionários do corpo administrativo das empresas que são obrigados a se instalar em outros municípios. Portanto estamos trazendo a proposta para o governo do estado que é quem oferece as condições de buscar recursos para a sua viabilização, mas vamos conversar com o governo municipal, câmara de Vereadores, Conselho de Desenvolvimento Sustentável e outras entidades da sociedade civil, pois o que é mais importante para todos é o desenvolvimento socioeconômico da nossa região.  Na verdade somos a primeira associação de moradores e produtores à apresentar um projeto desse porte”. Destacou o presidente da entidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores