segunda-feira, 22 de julho de 2013

OAB lança campanha "Eleições Limpas" em Pernambuco















A seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) promove, na quarta-feira (24), a partir das 9h, o seminário “Reforma Política – A OAB e o Projeto Eleições Limpas”. O evento será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no bairro da Boa Vista, e contará com a presença do presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo Alves, e o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

O seminário vai apresentar a visão do órgão quanto ao momento político nacional e a contribuição da sociedade organizada sob a forma de um projeto de lei de iniciativa popular. A intenção é buscar maior legitimidade ao sistema de representação.

Na ocasião, Marcus Vinicius Furtado lançará no estado a campanha “Eleições Limpas”. Depois da bem sucedida mobilização para a efetivação da Lei da Ficha Limpa, a OAB colhe agora assinaturas para a proposição de uma reforma política por iniciativa popular. A campanha “Eleições Limpas” mostra que o sistema eleitoral vigente é o mesmo de 1932 e que a falta de atualização acarretou em problemas de uma cultura política personalista e incompatível com as atuais necessidades.

Para que este projeto vire lei, é necessária a coleta de pelo menos 1,6 milhões de assinaturas, número que representa 1% do eleitorado nacional. Se o número for alcançado até o final de julho, a lei já passa a vigorar na eleição presidencial de 2014. O projeto “Eleições Limpas” prevê a retirada das empresas no financiamento de campanhas, a diminuição do número de candidatos e o aumento das propostas, além de mais liberdade de expressão na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores