quinta-feira, 20 de junho de 2013

IRÃ: Pastor da Assembléia de Deus preso

pr 
Em 23 de dezembro de 2011, autoridades iranianas invadiram a Igreja Assembléia de Deus de Ahvaz quando estavam reunidos para um culto. Todos foram presos, inclusive crianças. Todos os presos foram libertados algumas horas depois, com a exceção do pastor, Farhad Sabokrouh, sua esposa, Shahnaz Jayzan, e dois ministros da igreja, Davoud Alijani e Naser Zamen-Dezfuli. Os quatro foram transferidos para um centro de detenção para serem interrogados posteriormente.
Shahnaz foi libertada sob fiança temporáriamente em 1 de janeiro de 2012, depois de passar nove dias presa. O pastor e os dois ministros ficaram presos até 21 de fevereiro de 2012, quando também foram libertados sob fiança temporária. A liberdade sob fiança temporária é uma tática comum empregada pelo governo do Irã que permite o governo recolher a qualquer momento para mais interrogatórios ou para servir mais penas de prisão. Aqueles libertados sob fiança temporária vivem sob constante medo de serem chamados de volta à prisão.
Quando libertado sob fiança temporária, o Pastor Farhad foi negado o direito de realizar qualquer tipo de culto ou visitar os cristãos em Ahvaz, sua cidade natal. Ele também foi proibido de viver em Ahvaz e forçado a mudar para Teerã.
Em outubro de 2012, os quatro foram condenados a servir a um ano de prisão por acusações de “se converter ao cristianismo, convidando muçulmanos a converter-se e agir contra a segurança do Estado através de atividades evangelísticas.”
Em 1 º de maio, o tribunal convocou os quatro. Quando eles apareceram, cada um foi preso. Davoud Alijani foi enviado para a prisão Karoon em Ahvaz.
Pastor Farhad, Shahnaz e Naser foram transferidos para a prisão Sepidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores