quinta-feira, 13 de junho de 2013


Barroso elogia atuação de juristas durante a ditadura militar



Ao participar do seminário "25 anos de Constituição Federal", o professor e jurista Luis Roberto Barroso, nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que durante os mais de 20 anos de ditadura militar no Brasil “o Direito Constitucional foi devastado e relegado a mais absoluta irrelevância”. Segundo ele, coube especialmente aos juristas Paulo Bonavides e José Afonso da Silva “iluminar a escuridão com sua presença e com uma formulação do Direito Constitucional que não o deixava morrer”.
O evento foi promovido pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado, na sede da entidade. Barroso acrescentou que o professor Bonavides foi um farol que iluminou o Direito Constitucional no período de trevas e que depois sobreviveu à ditadura e ajudou a conduzir o Brasil à democracia.
"Ele foi um dos grandes construtores do constitucionalismo democrático no Brasil, que foi a ideologia vitoriosa do século XX, derrotando inúmeros projetos alternativos, sobretudo projetos autoritários", disse o mais novo ministro da Suprema Corte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores