quarta-feira, 26 de junho de 2013

PT considera hipótese de João Paulo ser vice de Armando

















Élida Maria
Do Leia Já


O vereador Luiz Eustáquio (PT) comentou a pesquisa para governador divulgada com exclusividade ontem por este blog. A apuração apontou que o senador Armando Monteiro (PTB) está à frente da avaliação, mas tecnicamente empatado com o deputado federal João Paulo (PT).


Eustáquio destacou o espaço que João Paulo possui dentro do Partido dos Trabalhadores, mas não descarta a chance da sigla aceitar a vaga de vice, dependendo da conjuntura política.

Para o vereador, a pesquisa que apontou o ex-prefeito do Recife em segundo lugar, com mais de 21% de aprovação, é algo bastante positivo. “João Paulo é um grande nome. É um grande político. É um grande quadro do nosso partido.


E nós entendemos e admiramos que ele foi um grande administrador da cidade do Recife. Eu entendo que essa pesquisa reconhece esse grande quadro político que nós temos no nosso Estado e é lógico que ele é hoje o nome mais reverenciado do nosso partido para ser candidato”, elogiou.

Apesar de comemorar os resultados e enaltecer seu correligionário, Luiz Eustáquio apontou alguns possíveis cenários que seriam criados a depender da candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República em 2014.


“Analisando o quadro político, nós entendemos que há dois caminhos aqui. Um caminho é uma candidatura junto com o governador. Se ele estiver no palanque de Dilma, provavelmente, o PT irá marchar nesse palanque, não tenho dúvidas disso. Se ele apoia Dilma nacionalmente, o PT o apoiará aqui, então nós não teremos candidato na minha avaliação.”

Em outro quadro, o vereador fala sobre o que deverá ocorrer caso Eduardo Campos siga adiante com seu projeto nacional. “Outro cenário é o governador candidato à Presidência da República. Nesse cenário, surge a possibilidade de João Paulo e Armando. Eu compreendo que a tendência do PT nesse caso é buscar fechar um palanque único. A não ser lógico, se Armando for à pessoa que esteja no palanque de Eduardo.”

Eustáquio destacou ainda uma terceira possibilidade, a de Armando Monteiro ser candidato ao Governo do Estado com o apoio do governador, e esse lance sua candidatura e seja concorrente de Dilma Rousseff.

“Se ele for candidato do governador vamos ter um candidato que é João Paulo. Se o governador tem outro nome que não seja Armando, provavelmente ele estará no nosso palanque e no nosso palanque ele vai querer discutir a partir do apoio nacional e ser candidato.

Não estou dizendo aqui que o PT abre mão da cabeça de chapa, mas analisando a política, eu acredito que se Armando vir para cá é para ser candidato a governador e se for para o palanque do governador é para ser candidato a governador também.
Eu só vejo Armando disputando com João Paulo se Armando sair como governador e ai o PT terá uma candidatura pura.” Apesar de levantar várias possibilidades, Luiz Eustáquio reconhece a força de Armando Monteiro.
“O senador é sempre uma grande força e a gente tem um grande respeito por ele, mas sabemos que temos vários quadros e um deles é João Paulo e nós entendemos que ele é um quadro competitivo.
Se o PT precisar, com certeza ele vai estar à disposição do partido para disputar a sua candidatura para governador do Estado, se assim for a necessidade da conjuntura nacional. Do contrário, com certeza o PT vai apoiar os palanques que o apoiarem”, confirma o petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores