sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Coluna da sexta-feira
     A firmeza de Marina
Marina falou português claro ontem ao final de mais um encontro em São Paulo com a cúpula do PSB ao afirmar que o candidato a presidente será Eduardo Campos. “Nós dialogamos com um partido que tem candidato. Levamos a proposta de uma aliança programática na forma e no conteúdo. O candidato é Eduardo”, disse, enfaticamente, diante uma penca de jornalistas.
A ex-senadora teve uma postura firme e coerente. Com isso, quer evitar que a mídia ainda fique propagando desconfianças na aliança, pelo fato dela continuar bem melhor nas pesquisas do que o governador.
Marina não se aliou ao PSB para fazer graça. Seu alvo, na verdade, é derrotar o PT, partido ao qual esteve filiada por muito tempo antes de ingressar no PV, impedindo a reeleição de Dilma, de quem tem ódio mortal.
Seu engajamento no projeto socialista terá muito mais amplitude, porque deve cumprir o acordo, selado lá atrás, para enriquecer a chapa de Eduardo como candidata a vice-presidente. O projeto se dá nessa direção, a não ser que, lá na frente, seja atropelado por eventuais dificuldades.
Ao um interlocutor privilegiado, Eduardo confessou que Marina vem cumprindo tudo que acertou, sem impor nada, absolutamente aberta, para que o projeto PSB-Rede ganhe aderência, para atrair setores políticos e da sociedade que não suportam mais o Governo Dilma e o seu estilo autoritário.
REENCONTRO– Depois do encontro de ontem em São Paulo, Eduardo e Marina voltam a cumprir agenda juntos em Salvador no próximo dia 19, na festa de lançamento da candidatura da senadora Lídice de Mata a governadora da Bahia. No mesmo dia, a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon, ingressa no PSB com a intenção de disputar uma cadeira no Senado.
Governador na justiça– Em entrevista, ontem, ao Frente a Frente, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), responsabilizou o ex-ministro Fernando Bezerra pela contenda judicial envolvendo seu afastamento do cargo. “Tenho impressão que Fernando vai querer entrar na Justiça para ser governador se o PSB não o apoiar”, ironizou.

Amupe solidária – O presidente da Amupe, José Patriota, prefeito de Afogados da Ingazeira, desencadeou, ontem, movimento de solidariedade ao secretário de Saúde, Antônio Figueira, cujo afastamento do cargo foi pedido ao governador pela justiça federal. “Sua gestão sempre se pautou pela transparência, respeito e compromisso com acesso à saúde pelos carentes”, diz.
Os caras novas- Os deputados Tony Gel e Ricardo Costa, remanescentes do DEM e PSC, respectivamente, serão apresentados, formalmente, aos novos companheiros do PMDB no último encontro regional do partido, marcado para o próximo domingo em Vitória de Santo Antão. Na pauta, as eleições de 2014, passando pela discussão do chapão com o PSB.
Olho no olho– O senador Armando Monteiro Neto, candidato a governador pelo PTB, voltou ontem ao Palácio do Planalto para uma longa conversa reservada com a presidente Dilma. Na segunda-feira passada, o trabalhista almoçou com Dilma, mas num encontro mais amplo, com todos os senadores da bancada do PTB.


CURTAS
INTERNADO– A família não quis dar mais detalhes sobre a internação, ontem, no hospital Memorial, no Recife, do cantor e compositor Reginaldo Rossi, que está na UTI. Informa apenas que o seu quadro é estável. Rossi é o rei da música brega.
REVISÃO– O Governo fará uma revisão da regra que define os critérios dos perímetros irrigados, garantindo que assentados da reforma agrária e pequenos agricultores também sejam beneficiados. A garantia foi dada pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Perguntar não ofende: Com o PT unido, João Paulo e João da Costa também vão fumar o cachimbo da paz?
'Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça'. (Provérbios 16-8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores