sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Governo Federal anuncia políticas públicas para o semiárido













“O Governo Federal fará uma revisão da regra que define os critérios dos perímetros irrigados, garantindo que assentados da reforma agrária e pequenos agricultores também sejam beneficiados”. A afirmação é do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ao participar de audiência pública, realizada em Juazeiro, na Bahia, que reuniu cerca de 200 pequenos agricultores e representantes dos movimentos sociais do campo.

O ministro anunciou o início dos estudos para definir o projeto de conclusão das obras de adutoras do canal da Batateira que abrangem cerca de seis mil hectares, a cargo do Ministério da Integração e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); assentamento das famílias sem-terra, sendo que parte delas dentro do projeto de irrigação de Salitre;  cessão de terreno no perímetro irrigado para a instalação de unidades básicas de sementes crioulas;  e  a proibição em todo território nacional de agrotóxicos banidos em seus países de origem.

“É inconcebível imaginar que famílias que morem no entorno do reservatório de Sobradinho, muitos deslocados para sua construção, não tenham acesso à luz”, disse Gilberto Carvalho, garantindo também aos ribeirinhos o acesso à energia elétrica até o final do próximo ano.

Também participaram da audiência representantes e lideranças nacionais de vários movimentos sociais da cidade e do campo, como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Via Campesina, Articulação do Semiárido (ASA) parlamentares, pequenos agricultores e trabalhadores sem terra de oito estados.

Os representantes do Governo Federal e dos movimentos sociais marcaram um novo encontro parar o mês de janeiro de 2014, em Brasília, com o objetivo de monitorar o cumprimento do acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores