sábado, 29 de junho de 2013

Alfinetou:”Vai ter medicamentos amanhã, amanhã, amanhã até hoje não tem.”

                             101_1032                                                                                   postado por bruno mitanda
                                                               
 Na última terça (27) em sessão da Casa Zeferino Nunes em Lagoa Grande (PE), o vereador da bancada da oposição Zé Bahiano (PR) não poupou a vereadora Lindacir (PT), quanto a falta de medicamento nas unidades de saúde do município e as promessas de chegar.

“A Senhora vereadora Lindacir , sempre ela é que nem diz o vereador Joaquim com Josafá, tem uma maneira tão fácil de destorcer as coisas e dar certo, mesmo assim é nossa vereadora, toda vez que se fala em parte de saúde e medicamento, vai ter medicamento amanhã, amanhã, amanhã, amanhã até hoje não tem, até ontem não tinha lá em Vermelhos, não tinha, até ontem não “, disparou o vereador Zé Bahiano.
blog lagoa grande noticia 

quinta-feira, 27 de junho de 2013


Dilma recebe apoio de aliados para plebiscito, efeito em 2014 é incerto


BRASÍLIA, 27 Jun (Reuters) - Após se reunir com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, a maioria dos partidos aliados do governo apoiou a iniciativa de um plebiscito para fazer uma reforma política, mas alguns dos pontos a serem definidos na consulta popular não seriam aplicados nas próximas eleições.

Leia também:

Apesar do apoio da maioria dos partidos, a realização do plebiscito para a reforma política não é uma decisão pacificada entre os aliados. Alguns, como o Partido Progressista (PP), preferem que as mudanças no sistema político sejam feitas por meio de um referendo. Nesse caso, o Congresso aprovaria uma reforma que seria depois submetida à consulta popular.
A validade das novas regras já para as eleições de 2014 divide os aliados e depende ainda de uma resposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para saber quanto tempo será necessário para organizar o plebiscito.
O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse à Reuters que Dilma quer que "alguma coisa já passe a valer para as próximas eleições", mas admite que "nem tudo poderá estar em funcionamento já em 2014". Lupi, porém, não quis detalhar o que pode ou não ser validado para o próximo pleito.
O presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que a aplicação das mudanças pode inclusive ser alvo do plebiscito.
"Alguma coisa deve valer para 14, mas nem todo conjunto da reforma valerá para 14", disse. "Isso é uma decisão que vai ser dada no debate do Congresso Nacional e pode ser objeto inclusive do próprio plebiscito", afirmou ele a jornalistas após a reunião.
A polêmica entre os aliados aumenta mais quando o debate é sobre o que será perguntado à população.
Lupi afirmou que a proposta da presidente é que sejam feitos "no máximo cinco ou seis questionamentos". "Ela vai fazer uma proposta ao Congresso na semana que vem e depois nós, os partidos, teremos que analisar e aprovar a proposta no Congresso", explicou.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tem comandado ao lado da presidente a discussão do plebiscito, afirmou que pelo menos dois temas devem ser alvo de consulta popular: "O financiamento de campanha e o sistema de votação... duas diretrizes que são essenciais".
Mercadante ressaltou a importância da participação popular por meio do plebiscito para realizar a reforma, pois permitirá "debater e o povo decidir os pilares da reforma".
Segundo o ministro, não é possível determinar uma data para o plebiscito porque o TSE ainda vai informar oficialmente ao governo quanto tempo precisa para organizar a consulta popular.
"Nós estamos aguardando a resposta do TSE para verificar qual é o tempo mínimo... para viabilizar a logística, as urnas e a organização do plebiscito", disse. "Antes do TSE não podemos falar em data", acrescentou Mercadante.
Nesta tarde, Dilma ainda se reúne com líderes de legendas aliadas do governo no Senado e na Câmara para debater a reforma política.


Em Santa Maria da Boa Vista (PE), Eliane faz primeira reunião com equipe de governo após ser eleita

Eliane e equipe_640x427/Foto: Ascom PMSMBV

prefeita eleita de Santa Maria da Boa Vista (PE), Eliane Costa (PSL), fez a primeira reunião com sua equipe de governo, após a eleição suplementar do último dia 2 de junho.

Focada em planejar ações em médio e longo prazo, a gestora queria fazer um diagnóstico completo da administração municipal e elaborar propostas que nortearão o governo no seu mandato.

Precisávamos avaliar o que foi feito até aqui e, principalmente, para vermos o que precisamos melhor na nossa gestão”, justiçou Eliane.

Por Carlos Britto.

“Esse grupo comandado por Robson Amorim não votará mais nunca a governar Lagoa Grande”, diz “aliado” de Robson Amorim

Candidato a vereador nas eleições do ano passado, o petista Sílvio Torres, que disputou o pleito em Lagoa Grande apoiando a chapa encabeçada pelo ex-prefeito Robson Amorim (PSB) que não pode disputar e colocou seu filho, Dhoni Amorim para concorrer às vésperas do pleito, após conquistar o governo não atende mais os telefonemas nem dos amigos nem dos aliados de primeira hora como se autodenominou Sílvio.

“Hoje eles estão transformando a Prefeitura de Lagoa Grande numa empresa privadas onde só quem tem espaço é a família e parentes. Eles têm que saber que a Prefeitura pertence ao povo que foi quem colocou e que podem tirar eles de lá”, afirmou o ex-candidato que teve que pela falta de espaço na administração lagoagrandense veio para Petrolina trabalhar como mototaxi. 

O petista também afirma que muito do que está acontecendo tem a culpa do atual presidente do PT em Lagoa Grande, o atual secretário de Infraestrutura do município, Ademar Nonato – Admar Gato – que segundo Sílvio, pensa que se comanda uma cidade com truculência e autoritarismo. 

“O presidente do PT devia fortalecer o partido, já que fomos aliados do atual governo de primeira hora. Hoje ele se comporta de forma autoritária só pensando que porque tem dinheiro pode mandar e desmandar no município, mas o povo está atento e dará o troco. Esse grupo comandado por Robson Amorim não votará mais nunca a governar Lagoa Grande”, enfatizou Sílvio Torres.
 
 Escrito por Magno Martins
OAB comemora projeto que torna corrupção crime hediondo















"Transformar a corrupção em crime hediondo sinaliza bem para sociedade. Mesmo considerando que, para o combate ao crime, a aplicação da pena é mais importante que o seu aumento, entendemos que o Senado agiu interpretando o sentimento da sociedade neste momento”. A afirmação é do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado, ao comentar a decisão tomada ontem (26) pelo plenário do Senado de aprovar o projeto 204/2011, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT), que inclui a corrupção na lei que tipifica os crimes hediondos.

A proposta, que ainda precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados, aumenta as penas para os crimes de concussão, corrupção ativa e passiva. Na concussão - quando o agente exige dinheiro ou vantagens -, a pena mínima passa de dois para quatro anos de prisão. O tempo máximo continua sendo oito anos. O condenado também está sujeito ao pagamento de multa.
Polícia Civil demite delegado investigado por corrupção











O delegado Tiago Cardoso não faz parte mais dos quadros da Polícia Civil de Pernambuco. A demissão dele foi publicada na edição de sábado (22) do Diário Oficial do Estado, mas o fato só foi divulgado na última quarta-feira (26).

Tiago Cardoso foi preso em março deste ano acusado de comandar um esquema de corrupção dentro da Delegacia de Combate à Pirataria. Ele chegou a ser preso, mas conseguiu uma liminar e responde o processo em liberdade.
Igrejas ganham o direito de questionar leis no STF














A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (27), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 99/11, do deputado João Campos (PSDB-GO), que inclui as entidades religiosas de âmbito nacional entre aquelas que podem propor ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre estas entidades estão, por exemplo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil e a Convenção Batista Nacional. A PEC será analisada por uma comissão especial e, em seguida, votada em dois turnos pelo plenário.

Atualmente, só podem propor esse tipo de ação o presidente da República, a mesa do Senado Federal, a mesa da Câmara dos Deputados, a mesa de Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, governadores de Estado ou do Distrito Federal, o procurador-geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partidos políticos com representação no Congresso Nacional e confederações sindicais ou entidades de classe de âmbito nacional.

Para João Campos, a PEC significa uma “ampliação da cidadania e do acesso à Justiça”. “Alguns temas dizem respeito diretamente às entidades religiosas. A questão da imunidade tributária, por exemplo, assim como a liberdade religiosa e o ensino religioso facultativo, entre outros. Se tivermos em algum momento alguma lei que fere um desses princípios não teremos como questionar isso no Supremo. Com a proposta, estamos corrigindo uma grave omissão em que o constituinte incorreu ao deixar essa lacuna”, argumentou o tucano.
Eduardo diz que base "majoritariamente" apoia plebiscito











Após reunião na manhã desta quinta-feira (27) da presidente Dilma Rousseff (PT) com os presidentes dos partidos da base aliada do Governo Federal no Palácio do Planalto, o governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, disse que a base aliada pretende ajudar a presidente e que "majoritariamente" os partidos concordaram com a ideia de fazer um plebiscito sobre a reforma política.

"Dá para fazer uma reforma política sem ouvir a sociedade? Todos foram unânimes em dizer que temos que ouvir. Pode ser até que tenha alguém que pense em ouvir depois, mas, majoritariamente, entende-se que é preciso ouvir antes", disse Eduardo em referência à realização do plebiscito sobre a reforma política.


O governador evitou, no entanto, declarar apoio abertamente ao plebiscito. "O Congresso Nacional vai poder, em decidindo pelo plebiscito, ouvir objetivamente a sociedade brasileira. [...] A disposição nesse momento dos partidos da base é de ajudar a presidente Dilma a dar sequência ao esforço que tem feito de ouvir e dar consequência aos reclames das ruas do Brasil. Que a gente possa fazer com toda essa energia faça bem ao Brasil", declarou o governador.

Participaram da reunião os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e José Eduardo Cardozo (Justiça), além do vice-presidente, Michel Temer (PMDB).

Entre os presidentes de partidos, estiveram presentes, além de Eduardo, Gilberto Kassab (PSD), Alfredo Nascimento (PR), Carlos Lupi (PDT), Renato Rabelo (PCdoB), Rui Falcão (PT), Valdir Raupp (PMDB), Ciro Nogueira (PP), Marcos Pereira (PRB) e Benito Gama (PTB).

quarta-feira, 26 de junho de 2013






Principal avenida do Distrito de Jutaí continua às escuras

Há dois meses a reportagem do Blog em passagem pelo distrito de Jutaí, interior de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, ouviu da comunidade que a sede da localidade vive numa verdadeira escuridão. Neste feriadão, o Blog novamente esteve em Jutaí e constatou que infelizmente nada mudou.

A população local reclama que apelos diversos já foram feitos para que o secretário de Infraestrutura da cidade, Ademar Nonato (Ademar Gato) fizesse a reposição das luminárias e a iluminação voltasse a fazer parte da rotina do distrito, mas passados quase sete meses do atual governo, nenhuma providência foi tomada. Um desrespeito a quem precisa dos serviços públicos que são obrigação de qualquer administração. 

Vereadora Edneuza Lafaiete denuncia irregularidades em contrato firmado pela prefeitura municipal de Lagoa Grande

Hoje pela manhã a vereadora da bancada da oposição, Edneuza Lafaiete procurou o blog para fazer algumas denuncias contra a gestão do prefeito Dhone Amorim. Além de entregar ao blog um documento que foi impresso do site da AMUPE (Associação Municipalista de Pernambuco), onde de acordo a vereadora existe irregularidades, Edneuza fez também a denuncia quando estava usando a tribuna na câmara de Vereadores.

No documento impresso e entregue ao blog consta que uma casa localizada no distrito de Vermelhos, que tem como finalidade a instalação da creche (Extensão Saberes), está alugada no valor de R$ 9000,00 mensais por um contrato de dose (12) meses, dando assim um valor global de R$ 108.000,00. A vereadora disse que a proprietária do imóvel confirmou que o valor recebido seria de R$ 900,00
 
Edneuza também questionou que uma casa que era alugada por R$ 600,00 na gestão passada a atual gestão alugou uma outra por R$ 1500,00 mensais, detalhes de acordo com as vereadoras ambas as casas tem a mesma finalidade. 

Turistas descobrem a rota dos vinhos do Vale do São Francisco

Sol a pino durante ao menos 300 dias do ano, calor escaldante e chuvas que, entre janeiro e dezembro, podem ser contadas nos dedos de uma das mãos. Um cenário assim não costuma surgir na cabeça de quem pensa em conhecer uma região produtora de vinhos.

Morador do Recife (PE), o empresário Mário Timóteo, 53 anos, já tinha ouvido falar sobre a Vinicultura do vale do São Francisco, mas se surpreendeu com o que encontrou durante uma visita a uma das seis empresas produtoras da região, no município de Lagoa Grande (PE).

“Estou até emocionado. Isso mostra o que poderia ser o semiárido se houvesse mais visão política”, disse, em meio aos campos de cultivo, onde outros turistas como ele tinham a oportunidade de provar a fruta direto dos cachos. “Isso aqui vai ser em breve a Califórnia brasileira”.

Nos últimos anos, é cada vez maior o número de turistas que procuram a Rota do Vinho na região de Petrolina. Somente a fazenda Planaltino, sede da Vitivinícola Santa Maria (Vinibrasil), em Lagoa Grande, recebeu mais de 5 mil visitantes no ano passado.

A empresa, de propriedade do grupo português Global Wines/Dão Sul, destacou funcionários que atuam diretamente na produção para acompanhar grupos de visitantes em um tour que vai do plantio da uva ao engarrafamento dos seis rótulos produzidos ali, entre tintos, brancos e espumantes.

O enoturismo na região combina a visita às fábricas com passeios de barco pelo rio São Francisco e amostras da culinária e do artesanato locais. O passeio, evidentemente, inclui visita às lojas oficiais, onde é possível degustar os produtos (alguns deles, premiados internacionalmente) e levar vinhos para casa.

“Além da venda direta, que é muito interessante, nos interessa, sobretudo, a formação de um público consumidor e sua fidelização. Ainda encontramos mais receptividade no exterior do que no mercado local”, diz o português Ricardo Henriques, enólogo da área de produção.

Com uma área de 200 hectares irrigados, a Santa Maria produziu um milhão de litros de vinho no ano passado. “Já provamos que é possível produzir vinhos de qualidade internacional nesta região. Nosso grande desafio é a logística”. (Fonte: Portal Globo Rural-Fotos de Marcelo Curia/Ed. Globo) 

Lagoa Grande: Creche inaugurada no Bairro Morada Nova continua fechada e energia é através de gambiarra

No último dia 16 em comemoração ao aniversário da cidade de Lagoa Grande (PE), a atual gestão inaugurou a creche modelo localizada no Bairro Morada Nova, uma obra deixada pela gestão anterior e que foi parcialmente concluída pela atual gestão do prefeito Dhonikson Amorim.

Uma inauguração que foi apenas de muros e paredes, isso porque, todas as salas e dependências após a inauguração continuam totalmente vazias. Outro fato que chama atenção, é a fiação elétrica principal que passa para as dependências da estrutura vindas do poste e que deveria passar pela caixa patrão da CELPE encontra-se instalado por meio de gambiarra e fios soltos.

Uma inauguração com salas vazias, energia por gambiarra e sem nenhuma expectativa para os pais de crianças de quando realmente irá passar a funcionar.

Enquanto isso só nos resta aguardar o pleno funcionamento da creche modelo.


e no próximo dia 29 e oferece orientação jurídica aos moradores queiveram beneficio negado no INSS.


A Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais do Distrito de Vermelhos irá se reunir em mais uma  Assembléia no próximo dia 29/06 às 9h na chácara se Zé Baiano no referido distrito.   

A pauta mais uma vez vem bastante recheada, de acordo com informações do presidente da entidade: João Rodrigues da Silva, sera realizado o terceiro encontro do idoso alem de receber representantes do INSS, SEBRAE e do Escritório de Advocacia da Dr. Ana Luíza.

A pauta está recheada com temas que vão desde a capacitação profissional aos  direitos previdenciários.

Através de parceria, a associação está levando assessoria jurídica para as pessoas que precisam fazer o encaminhamento em processos de aposentadoria, salário maternidade e auxilio doença. Assim como também aos que já encaminharam e tiveram seus benefícios negados.
Fernando e Dudu da Fonte são os mais rejeitados para o Senado
mont gde

No item rejeição, o ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) detém a maior taxa na corrida para o Senado. Entre os eleitores que disseram que não votariam nele de jeito nenhum, o percentual é de 17,3%, seguido pelo candidato do PP, Eduardo da Fonte, com 17,1% e Jarbas Vasconcelos aparece em último, com 14,4%.

Os números são do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), que aplicou dois mil questionários em Pernambuco entre os 14 e 17 deste mês, num universo de 80 municípios nas diversas regiões do Estado.

Se no cenário de intenção de voto para senador Fernando aparece melhor situado no São Francisco, é também na sua região onde aparece o maior percentual de eleitores que não votariam nele: 21,3%. Depois as maiores taxas aparecem entre os jovens (19,2%) e entre os eleitores com grau de instrução médio (18,8%).

No caso de Eduardo da Fonte, sua maior taxa de rejeição é e entre os que têm renda acima de dez salários (24,5%) e a menor entre os que têm grau de instrução até a 4ª série (11,4%). Por região, sua maior alta de rejeição está no Sertão, com 23,5% e a menor no Agreste, com 13,5%.

Quanto a Jarbas, ele tem maior rejeição entre os que ganham acima de dez salários e a menor entre os eleitores com grau de instrução até a 4ª série (6,8%). Por região, a maior rejeição se observa no Vale do São Francisco com 18% e a menor na Zona da Mata com 8,4%.

METODOLOGIA - Foram realizadas duas mil entrevistas em 80 municípios de Pernambuco divididos proporcionalmente na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, Sertões do Pajeú, Moxotó, Alto Sertão, Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. gtreze gde
PT considera hipótese de João Paulo ser vice de Armando

















Élida Maria
Do Leia Já


O vereador Luiz Eustáquio (PT) comentou a pesquisa para governador divulgada com exclusividade ontem por este blog. A apuração apontou que o senador Armando Monteiro (PTB) está à frente da avaliação, mas tecnicamente empatado com o deputado federal João Paulo (PT).


Eustáquio destacou o espaço que João Paulo possui dentro do Partido dos Trabalhadores, mas não descarta a chance da sigla aceitar a vaga de vice, dependendo da conjuntura política.

Para o vereador, a pesquisa que apontou o ex-prefeito do Recife em segundo lugar, com mais de 21% de aprovação, é algo bastante positivo. “João Paulo é um grande nome. É um grande político. É um grande quadro do nosso partido.


E nós entendemos e admiramos que ele foi um grande administrador da cidade do Recife. Eu entendo que essa pesquisa reconhece esse grande quadro político que nós temos no nosso Estado e é lógico que ele é hoje o nome mais reverenciado do nosso partido para ser candidato”, elogiou.

Apesar de comemorar os resultados e enaltecer seu correligionário, Luiz Eustáquio apontou alguns possíveis cenários que seriam criados a depender da candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República em 2014.


“Analisando o quadro político, nós entendemos que há dois caminhos aqui. Um caminho é uma candidatura junto com o governador. Se ele estiver no palanque de Dilma, provavelmente, o PT irá marchar nesse palanque, não tenho dúvidas disso. Se ele apoia Dilma nacionalmente, o PT o apoiará aqui, então nós não teremos candidato na minha avaliação.”

Em outro quadro, o vereador fala sobre o que deverá ocorrer caso Eduardo Campos siga adiante com seu projeto nacional. “Outro cenário é o governador candidato à Presidência da República. Nesse cenário, surge a possibilidade de João Paulo e Armando. Eu compreendo que a tendência do PT nesse caso é buscar fechar um palanque único. A não ser lógico, se Armando for à pessoa que esteja no palanque de Eduardo.”

Eustáquio destacou ainda uma terceira possibilidade, a de Armando Monteiro ser candidato ao Governo do Estado com o apoio do governador, e esse lance sua candidatura e seja concorrente de Dilma Rousseff.

“Se ele for candidato do governador vamos ter um candidato que é João Paulo. Se o governador tem outro nome que não seja Armando, provavelmente ele estará no nosso palanque e no nosso palanque ele vai querer discutir a partir do apoio nacional e ser candidato.

Não estou dizendo aqui que o PT abre mão da cabeça de chapa, mas analisando a política, eu acredito que se Armando vir para cá é para ser candidato a governador e se for para o palanque do governador é para ser candidato a governador também.
Eu só vejo Armando disputando com João Paulo se Armando sair como governador e ai o PT terá uma candidatura pura.” Apesar de levantar várias possibilidades, Luiz Eustáquio reconhece a força de Armando Monteiro.
“O senador é sempre uma grande força e a gente tem um grande respeito por ele, mas sabemos que temos vários quadros e um deles é João Paulo e nós entendemos que ele é um quadro competitivo.
Se o PT precisar, com certeza ele vai estar à disposição do partido para disputar a sua candidatura para governador do Estado, se assim for a necessidade da conjuntura nacional. Do contrário, com certeza o PT vai apoiar os palanques que o apoiarem”, confirma o petista.
Vice-prefeito de Petrolina confirma planos de concorrer à Câmara

















Taísa Alencar
Do Vale em Pauta


Depois de ter o seu nome citado como pré-candidato à Câmara dos Deputados por Sérgio Guerra, presidente estadual do PSDB, o vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, confirmou a possibilidade de disputar uma vaga no Congresso Nacional. O único entrave é o fato de o prefeito do município, Julio Lossio (PMDB), também estar demonstrando disposição para concorrer ao Governo do Estado, o que, de certo modo, “obrigaria” o tucano a assumir o governo.

De acordo com Guilherme Coelho, o cenário político para o próximo ano segue indefinido, mas ter o nome cotado pela executiva estadual do seu partido é algo gratificante. “Tenho uma vontade muito grande de poder representar Pernambuco, o Sertão. Temos bandeiras fantásticas aqui para lutar. Eu gosto da política, fico feliz de Sérgio Guerra ter lembrado o meu nome, que sempre estará à disposição do partido para lutar por melhores condições de vida das pessoas.”

O tucano lembrou ainda que a política atual está num compasso de espera para definir muitos aspectos, como as sucessões presidencial e estadual. “Muitos dizem que é preciso esperar o que Eduardo Campos (PSB) vai dizer para as coisas se definirem. Mas nós temos aqui o nosso prefeito que também manifesta a vontade de ser governador do Estado, e uma vez o prefeito disputando a eleição, eu terei que automaticamente assumir o governo. Por isso que sempre estamos à disposição de lutar, temos grandes nomes e estamos esperando algumas definições para nos posicionarmos”, ponderou.
Câmara aprova projeto que zera alíquotas do PIS/PASEP e Cofins















A Câmara dos Deputados aprovou há pouco o projeto de lei que prevê a redução do preço das passagens de ônibus por meio da isenção das alíquotas de contribuição social para o PIS/PASEP e Cofins incidentes sobre o transporte municipal. A matéria, de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM), foi aprovada com um substitutivo ampliando o benefício para o transporte metroviário, ferroviário e aquaviário de passageiros. “A aprovação foi uma vitória da sociedade e também do Legislativo, que mostrou sua autonomia e independência diante do Executivo”, afirmou o democrata.

No texto aprovado hoje, o benefício fiscal alcança também os serviços públicos prestados em regiões metropolitanas regularmente constituídas. O projeto de lei segue agora para votação no Senado. A redução à zero das referidas alíquotas para os serviços de transporte coletivo já está em vigor por conta da edição da Medida Provisória 617/13. No entanto, a comissão mista do Congresso Nacional, que deverá analisar a MP, ainda não foi instalada.

“Infelizmente, o Brasil pratica uma política inversa a de outros países em relação ao transporte público. A redução de impostos diminui os custos e repercute diretamente no preço que a população e, principalmente, o trabalhador, vai pagar”, afirmou Mendonça. Segundo o parlamentar, a desoneração tarifária com medidas a serem adotadas pelos municípios, Estados e União é uma discussão que deve mobilizar gestores públicos, usuários e toda a sociedade.

A construtora Queiroz Galvão desiste de obra
















A construtora Queiroz Galvão, que venceu a licitação em 2009 para construir os acessos ao aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, desistiu de executar a obra. O impasse entre a empresa e o Governo do Estado está atrasando o serviço. Segundo informações do governo, uma nova empresa será contratada e a expectativa é de que a obra seja finalizada até a Copa do Mundo de 2014.

O motivo da desistência, segundo explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Demétrio Torres, em entrevista a um jornal local, foi o pedido de celeridade na obra para compatibilização do cronograma com o da construção do aeroporto. Ou seja, o governo solicitou a redução no prazo de entrega que era de 24 meses para 11 meses, devido à também redução do prazo da construção do terminal de passageiros.

“Nós solicitamos que a empresa compatibilizasse o cronograma dela para concluir com o aeroporto. A empresa aceitava só numa condição, se fizéssemos uma adequação nos preços, pois, segundo a empresa, isso geraria novos custos e ela não poderia executar a obra com aquele valor. Mas não podemos fazer isso, pois o contrato é resultante de uma licitação”, disse Torres.

Ainda de acordo com o diretor do DER, outras empresas que participaram da mesma licitação foram procuradas e a segunda colocada, a EIT Engenharia, aceitou fazer o serviço dentro dos termos solicitados pelo governo.

Os prazos para assinatura do novo contrato não foram fixados, porém Demetrio Torres estima que a obra, orçada em cerca de R$ 73 milhões, deva ser reiniciada até o dia dez de julho.

domingo, 23 de junho de 2013

Santa Maria da Boa Vista (PE): Autoridades prestigiam posse de Eliane Costa e vereadores da oposição não aparecem

Foto: Diário Popular
A solenidade de posse da prefeita eleita de Santa Maria da Boa Vista (PE), no Sertão do São Francisco, Eliane Costa (PSL), e seu vice José Gualberto (PMDB), foi marcada pela presença de várias autoridades políticas de Pernambuco. O que também chamou a atenção é que apenas um dos sete vereadores de oposição compareceu ao evento.




A posse aconteceu na última sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores da cidade. Estiveram presentes, os deputados federais Raul Henry (PMDB) e Gonzaga Patriota (PSB); o deputado estadual Adalberto Cavalcanti (PHS) e sua esposa e prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano; os ex-prefeitos Rogério Júnior (esposo da prefeita) e Leandro Duarte; além do vereador do Recife e ex-presidente da OAB em Pernambuco, Jaime Asfora, os vereadores Josafá e Edneuza Lafaiete (PTB) de Lagoa Grande e todos os vereadores da base do governo. 

Da oposição, apenas o vereador Gil do Salão (PSB) apareceu no evento. Em seu discurso, a prefeita falou sobre sua responsabilidade e ressaltou que ainda serão necessárias muitas obras, inclusive sociais, para alavancar o desenvolvimento do município. 

A responsabilidade que temos é enorme, mas a nossa vontade de mudar é maior ainda. Vamos construir uma cidade melhor, mas justa e igual para todos os boavistanos. Não nos ateremos apenas a obras de cimentos e cal, mas vamos construir as obras do coração, as obras do amor, que são as obras sociais. Hoje estamos consolidando a vitória do trabalho, porque foi o nosso trabalho que o povo de Boa Vista aprovou nas urnas”, disse. 
As informações são da assessoria. Fotos do Diário Popular.
Lulistas e dilmistas duelam por 2014

Um encontro recente reuniu sindicalistas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reclamavam do estilo da presidente Dilma Rousseff. Um deles sugeriu o retorno de Lula, que lhe respondeu com um palavrão. Foi quando Paulo Okamotto, braço-direito do petista, entrou na sala. Lula lhe disse: 'Esses f... d... p... estão querendo que eu volte'. Okamotto respondeu: 'Não seria uma má ideia, presidente'. Lula, então, revidou com outro palavrão: 'Ah, vá.... você também'.

A postura de cada um nesse episódio é um bom retrato de como anda o ambiente no PT sobre o movimento 'Volta Lula'. Há petistas que sonham; sindicalistas que pressionam; e o próprio, que diz que não quer. A dúvida é se sua rejeição suportaria o risco de entregar o projeto de poder petista a outro grupo político antecipadamente, se essa ameaça for mais latente em meados de 2014. Continue lendo aqui a matéria completa.

Tucanos tentam evitar o oportunismo

Ao completar 25 anos, o PSDB, principal partido de aposição, tenta aproveitar o momento de desgaste do governo federal e encontrar uma bandeira para as demandas levantadas nas manifestações ocorridas no País nos últimos dias. Ainda perdidos sobre o rumo a seguir, os tucanos dizem querer evitar o oportunismo político, mas criticam a gestão Dilma Rousseff e ensaiam discurso com termos como “gestão” e “eficiência” dos serviços públicos, em resposta às cobranças surgidas nos protestos.

“Cabe ao PSDB entender que há coisa nova hoje. Quem está na rua hoje não são os sindicatos ou os trabalhadores, mas um misto de povo não operário e classe média. Basicamente, são eles que o partido representa”, disse ao Estado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que em março declarou que o PSDB precisava de um “banho de povo”.
Fora do poder desde 2002 e acumulando três derrotas sucessivas para o PT na tentativa de voltar ao Planalto, o PSDB se prepara para lançar o senador Aécio Neves (MG) candidato a presidente. Em busca de uma plataforma, neste ano iniciou o resgate de bandeiras do partido da Era FHC, entre elas o controle da inflação e as privatizações. (O Estado de S.Paulo)
Inteligência falha: ministro fora de reuniões sobre crise

 Protegida por um escudo humano de soldados do Batalhão da Guarda Presidencial, enquanto 6o mil manifestantes ocupavam a Esplanada dos Ministérios e avançavam contra prédios públicos, como o Itamaraty, a presidente Dilma Rousseff fez seu primeiro diagnóstico ao se ver surpreendida pelas dimensões dos protestos na capital federal e pelo País: a inteligência do governo não funcionou.

Incapaz de fornecer à presidente informações antecipadas sobre os ramos e extensão da mobilização, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito Siqueira, tornou-se uma peça obsoleta na estrutura palaciana. Já na sexta-feira, assessores de Dilma manifestavam irritação com o chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
O prestígio do general incinerou-se com rapidez. Elito ficou de fora das reuniões, nas quais Dilma aguardava reações das ruas para decidir se faria um pronunciamento à Nação e qual o melhor tom a ser adotado. A presidente considerou inaceitável que nem mesmo uma mobilização feita pelas redes sociais, de forma transparente, às quais qualquer um poderia ter acesso, foi objeto de atenção da “tropa de Elito”.  (Estadão)

Na pressão: malha fina obrigatória em quem tem mandato 


                                                           
 

Em meio à onda de manifestações que agita o país este mês, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado pode votar esta semana uma proposta polêmica que contraria interesses dos políticos. Caso o projeto (PLS 99/2009) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) vire lei, todos os detentores de mandato eletivo cairão automaticamente na “malha fina” do Imposto de Renda da Pessoa Física. A medida alcança presidente da República, governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores.


Para Cristovam, a medida é necessária para aperfeiçoar os mecanismos de controle dos agentes públicos num cenário em que são crescentes as denúncias de malversação de dinheiro público e de enriquecimento ilícito de políticos. Com a inclusão automática de detentores de mandato na “malha fina”, a Receita teria mais instrumentos para verificar a compatibilidade entre os rendimentos e os bens dos políticos, defende o senador.
“Poderia evitar que muitas irregularidades praticadas só viessem a ser descobertas anos após os atos de improbidade terem sido praticados e os desfalques terem assumido grandes proporções”, afirma o pedetista na justificativa de seu projeto. (Do Congresso em Foco).

Copa do Mundo pode deixar 250 mil pessoas sem casa, diz estudo

19_04_39_534_file

A ONG brasileira ANCOP (Articulação Nacional dos Comitês Populares) produziu um vídeo de mais de dez minutos no qual mostra que mais de 250 mil pessoas pelo Brasil podem ter sido desalojadas de suas casas por causa das obras para a Copa do Mundo de 2014. Esse número faz parte de um levantamento feito pela entidade nas 12 cidades-sede escolhida para abrigar os jogos da Copa do Mundo.
No documentário são vistos relatos de moradores das principais capitais brasileiras onde estão sendo construídos os estádios, cenas de brutalidade de policiais militares, como pontapés em tapumes e truculência, e o desespero de pessoas questionando para onde iriam após a desocupação.
Os possíveis desalojados reclamam também da falta de diálogo entre governo e moradores. Alguns afirmam que eram forçados a assinar um documento que os intimava a se retirarem do local que moravam em 24 horas. Muitos viram suas casas serem destruídas na sua própria frente.
Ainda segundo o vídeo, só em São Paulo foram desalojadas cerca de 89.200 pessoas para a construção da Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo. De acordo com a professora Raquel Rolnik, que é relatora da ONU ao direito de moradia adequada, o caso é uma violação dos direitos humanos.
— A primeira grande violação é a absoluta falta de diálogo em Itaquera. Esse projeto não foi absolutamente discutido e debatido por ninguém, nem localmente. As informações sobre remoções são absolutamente desencontradas. Não sabemos quais são de fato.

imagem409
postado por blog do banana
Ardoroso defensor da proposta de emenda à Constituição (PEC-37) que tira o poder investigativo do Ministério Público, especialmente de diversas mazelas como os desvios de recursos públicos que assolam o Brasil, o deputado federal Gonzaga Patriota, do PSB, parece estar indo de encontro a opinião da maioria da população que é contra a proposta.
Esse foi inclusive um dos pontos de pauta de reivindicação do movimento que levou milhares de brasileiros às ruas na quinta-feira, 20 de junho. Segundo Gonzaga, a PEC quer disciplinar o inquérito policial e reafirma que quem deve investigar é somente a polícia.
Patriota ataca o Ministério Público ao cogitar que o próprio órgão estaria difundindo que a PEC é uma influência política para beneficiar os condenados do Mensalão. E defende com unhas e dentes os delegados.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Em meio a novos protestos, Dilma adia viagem ao Japão

 

A presidente Dilma Rousseff adiou a viagem que realizaria ao Japão na próxima semana para acompanhar no país os protestos que se espalharam por várias cidades desde a semana passada.
A governante, que pretendia embarcar na próxima segunda-feira e retornar ao país, adiou sua visita para uma data ainda não determinada, disseram porta-vozes da Presidência.
A presidente tinha programado em Tóquio um encontro com o primeiro-ministro, Shinzo Abe, e seria recebida em audiência pelo imperador Akihito.
Igualmente por causa das manifestações, Dilma cancelou uma viagem que realizaria a Salvador para anunciar um plano de apoio aos agricultores em regiões áridas.
A presidente participaria em cerimônia com vários governadores do Nordeste, mas alguns cancelaram sua presença perante a necessidade de resolver as questões levantadas pelos protestos.
As manifestações também obrigaram o vice-presidente Michel Temer a cancelar uma visita oficial que tinha iniciado nesta semana a Israel e retornar imediatamente ao país.
Na terça-feira, em seu primeiro pronunciamento sobre os protestos, Dilma afirmou que "a voz da rua tem que ser escutada" e elogiou o espírito democrático dos manifestantes.
"As manifestações comprovam a grandeza de nossa democracia e o civismo de nossa população" e representam "uma mensagem direta aos governantes em todas as instâncias. e nem adianta elogiar porque essas manifestações é tambem contra o PT.

IRÃ: Pastor da Assembléia de Deus preso

pr 
Em 23 de dezembro de 2011, autoridades iranianas invadiram a Igreja Assembléia de Deus de Ahvaz quando estavam reunidos para um culto. Todos foram presos, inclusive crianças. Todos os presos foram libertados algumas horas depois, com a exceção do pastor, Farhad Sabokrouh, sua esposa, Shahnaz Jayzan, e dois ministros da igreja, Davoud Alijani e Naser Zamen-Dezfuli. Os quatro foram transferidos para um centro de detenção para serem interrogados posteriormente.
Shahnaz foi libertada sob fiança temporáriamente em 1 de janeiro de 2012, depois de passar nove dias presa. O pastor e os dois ministros ficaram presos até 21 de fevereiro de 2012, quando também foram libertados sob fiança temporária. A liberdade sob fiança temporária é uma tática comum empregada pelo governo do Irã que permite o governo recolher a qualquer momento para mais interrogatórios ou para servir mais penas de prisão. Aqueles libertados sob fiança temporária vivem sob constante medo de serem chamados de volta à prisão.
Quando libertado sob fiança temporária, o Pastor Farhad foi negado o direito de realizar qualquer tipo de culto ou visitar os cristãos em Ahvaz, sua cidade natal. Ele também foi proibido de viver em Ahvaz e forçado a mudar para Teerã.
Em outubro de 2012, os quatro foram condenados a servir a um ano de prisão por acusações de “se converter ao cristianismo, convidando muçulmanos a converter-se e agir contra a segurança do Estado através de atividades evangelísticas.”
Em 1 º de maio, o tribunal convocou os quatro. Quando eles apareceram, cada um foi preso. Davoud Alijani foi enviado para a prisão Karoon em Ahvaz.
Pastor Farhad, Shahnaz e Naser foram transferidos para a prisão Sepidar.

passeata reúne 15 mil pessoas em campina(SP)

 









Quinze mil pessoas nas ruas de Campinas  Uma passeata reúne na tarde desta quinta-feira 15 mil manifestantes em Campinas (SP), de acordo com a Polícia Militar (PM). Os manifestantes iniciaram a caminhada na Avenida Francisco Glicério, passaram pela Avenida Doutor Moraes Salles, no centro, e se dividiram em três grupos. A intenção do público era seguir para a Prefeitura. O tom geral do ato é pacífico, mas um grupo saqueou um posto quando passava pelo estabelecimento. O incidente foi contido pelos manifestantes, que pregam a não violência, mas alguns saqueadores fugiram levando bebidas alcoólicas. (Estadão)

Feliciano ameaça rebelião e recomenda juízo à ministra



Com um discurso inflamado, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, pastor Marco Feliciano (PSC-SP), ameaçou nesta quarta-feira (19) uma rebelião da bancada evangélica - composta por 80 deputados - caso o Governo Federal interfira na votação do projeto conhecido como "cura gay". A mensagem foi dita quando o deputado chegava para uma audiência pública da comissão.

Ao negar que a votação da proposta tenha sido uma provocação às manifestações que tomam as ruas de várias cidades, o deputado disparou ataques a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), que prometeu mobilizar o governo para evitar que a proposta avance na Casa.

Feliciano recomendou "juízo para a dona ministra", disse que ela "mexe onde não devia" e recomendou que ela procure a presidente Dilma Rousseff (PT) porque "o próximo ano" tem eleições.

"O governo sempre tenta barrar [projetos]. Isso acontece com todos os projetos, não é somente com esse. É o jogo político. [...] Queria aproveitar e mandar um recado: dona ministra Maria do Rosário dizer que o governo vai interferir no Legislativo é muito perigoso. É perigoso dona ministra principalmente porque ela mexe com a bancada inteira", afirmou Feliciano.

Segundo o deputado, a ministra deveria procurar a presidente Dilma Rousseff antes de falar. "A ministra fala que vai colocar toda máquina do governo para impedir um projeto. Acho que ela está mexendo onde não devia. Senhora ministra, juízo. Fale com a sua presidente porque o ano que vem é político", completou.

Em 2010, a campanha presidencial foi para segundo turno. Um dos motivos apontados foi a onda de boatos entre eleitores religiosos contra Dilma Rousseff.

Ontem, a ministra condenou a votação da matéria na comissão. "O projeto significa um retrocesso na medida em que não reconhece a diversidade sexual como um direito humano. Quando se fala em cura, se fala na verdade que as pessoas estão doentes", disse Rosário.

Questionado sobre às críticas dos líderes da Casa de que não havia clima para votação da proposta diante de ele ser alvo das manifestações, Feliciano desconversou. "Não tem nada a ver com as manifestações. O projeto estava para ser votado há dois anos, e o projeto estava vindo sendo votado há dois meses. Isso é regimental. Críticas fazem parte, um país democrático e funciona assim", disse.

Bombeiros, PRF, PMBA e PMPE prontas para acompanhar protesto "O Vale acordou!"

As polícias militares da Bahia e Pernambuco, os corpos de bombeiros das duas cidades e a Polícia Rodoviária Federal estão prontas para acompanhar o protesto que acontece nesta quinta-feira (20) em Juazeiro e Petrolina, passando pela ponte Presidente Dutra.

Representantes dos manifestantes e das forças policiais realizaram reuniões preparatórias quando os policiais orientaram acerca da postura que os manifestantes devem ter, evitando atitudes de vandalismo ou de violência. A expectativa é que a manifestação seja pacífica.
Ficou acordado que os manifestantes ocupariam apenas uma mão da ponte Presidente Dutra, mas pela experiência da própria polícia é praticamente certo que o tráfego será faltamente interrompido.

Já no começo da tarde, a Polícia Rodoviária Federal realiza os primeiros procedimentos preventivos, orientando aos condutores de veículos que transportam cargas explosivas ou perigosas, como também os que transportam passageiros para não passarem pela ponte para evitar qualquer problema.

A previsão é que os manifestantes subam a rampa da ponte entre 16h e 16h30, permanecendo na via por cerca de 1h hora, dependendo da multidão de pessoas que esteja participando.

O que se espera é que todos os manifestantes sejam ordeiros e pacíficos, evitando que haja necessidade de intervenção policial.

Pela rede social Facebook, mais de 10 mil pessoas já confirmaram presença no ato público. (foto ilustrativa: Diario da Região)

Seguidores