quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Fetape discute uso de agrotóxicos no Vale do São Francisco
















Mesmo com a comprovação científica dos graves problemas à saúde provocados pelos agrotóxicos, trabalhadores rurais, especialmente os que atuam na fruticultura do Vale do São Francisco, vivem em contato com grandes quantidades desses produtos. Diante dessa realidade, a Fetape, por meio de sua Coordenação de Meio Ambiente, realiza, amanhã (17), em Petrolina, um seminário que abordará os riscos desse tipo de veneno.

O evento, que acontece no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolina, a partir das 9h, reunirá dirigentes sindicais de todos os municípios pernambucanos do Sertão do São Francisco. O objetivo é debater e sensibilizar os participantes sobre os riscos dos agrotóxicos, formando multiplicadores sobre modos de produção ambientalmente saudáveis.

Na programação do seminário estão previstos debates sobre assuntos como a lei dos agrotóxicos; saúde do trabalhador rural e danos ao meio ambiente causados pelos agrotóxicos. Nos grupos de trabalho serão definidas orientações para a elaboração de uma carta política, que será entregue aos órgãos responsáveis por questões que envolvem esse tema no âmbito estadual.

“Para nós, esse seminário é estratégico porque vai permitir que possamos conscientizar os trabalhadores e trabalhadoras da fruticultura irrigada, que são obrigados a utilizar o veneno, sobre os grandes riscos que essa prática traz à saúde. A hora de agir é agora, antes que seja tarde demais,” avaliou o coordenador de Meio Ambiente da Fetape, Antônio Francisco da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores