quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Jarbas pede explicações sobre "falta de palavra" da Venezuela















O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) pediu ao governo brasileiro que solicite explicações formais da Petróleos da Venezuela AS (PDVSA) sobre seu afastamento da parceria com a Petrobras na construção e operação da Refinaria Abreu e Lima, que está sendo erguida na área do Porto de Suape.
O pedido do senador pernambucano foi feito nesta quinta-feira (17), na Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE), durante a sabatina do novo embaixador do Brasil na Venezuela, ministro de primeira classe Ruy Carlos Pereira, atualmente representante brasileiro junto ao Mercosul, em Montevidéu.

Jarbas fez um relato das primeiras articulações, realizadas há dez anos, quando ainda estava à frente do Governo de Pernambuco, para tornar a Venezuela parceira da Petrobras na construção de uma refinaria em Suape. O senador lembrou que, na época, não existia o interesse da direção da Petrobras em construir uma nova unidade de refino, mas de ampliar as plantas existentes.
“Tive a oportunidade de conversar com o então presidente e ele me disse para conquistar um sócio para o empreendimento, que a Petrobras assumiria 50% do projeto. E isso foi feito com a Venezuela”, disse o peemedebista.

Jarbas levantou seu questionamento diante da informação fornecida pelo diplomata brasileiro de que a Venezuela está passando por um etapa de “despetrolização”, na tentativa de diversificar a pauta comercial do país – hoje praticamente restrita à exploração e comercialização petrolíferas. “É importante saber o que levou a Venezuela a descumprir a palavra empenhada, a palavra assinada.”
O embaixador Ruy Pereira afirmou que os dois governos ainda não encerraram as negociações sobre a participação da PDVSA na Refinaria Abreu e Lima, mas ficou de atender ao pedido do senador Jarbas Vasconcelos o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores