quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Odacy Amorim elogia lei que regula criação de municípios




O deputado estadual Odacy Amorim (PT) elogiou a legislação aprovada ontem pelo Senado que regulamenta a emancipação de novos municípios pelas assembleias legislativas estaduais. Ele disse ser importante a criação de novas cidades para aproximar o poder público da população e criticou a ideia de que a emancipação se trata de um “cabide de emprego”.

Odacy Amorim disse que a legislação aprovada é rigorosa nos critérios para as emancipações e que ela não representará uma explosão de municípios verificada no início dos anos 90. “A lei é importante pois fazem 18 anos que não se emancipa nenhum distrito no país. Houve uma farra mas isso não acontecerá mais. Pelos critérios da legislação duas mil cidades brasileiras não existiriam”, argumentou.

O petista admitiu que o interesse de famílias tradicionais no interior do Brasil podem interferir na criação de municípios mas minimizou essa possibilidade. “Eu acho que é possível elevar o nível de consciência política. A influência dessas famílias pode acontecer, mas o mais importante é aproximar o poder público das pessoas. As grandes cidades também têm influência, até maior, do poder econômico”, falou.

Além disso, Odacy Amorim ressaltou que o gasto com as câmaras será proporcional ao tamanho dos municípios, o que equilibraria o custo da nova câmara com a da cidade-mãe e não iria onerar os cofres públicos. Em relação ao gasto com a estrutura das novas prefeituras, o deputado entende que se trata de um investimento. “O gasto com as novas câmaras ia aumentar e a da antiga diminuiria de modo que existe um equilíbrio. Já a prefeitura de certo modo não seria gasto e sim investimento”, considerou.

Odacy Amorim é autor de três projetos de lei de emancipação. Sua meta é emancipar o distrito de Cavaleiros, em Jaboatão dos Guararapes, Rajada, em Petrolina, e Barra de São Pedro em Ouricuri. Além desses, Odacy Amorim estuda junto com a ASCOMPROVE (associação comunitária de moradores e produtores rueais do distrito de Vermelhos) requerer a emancipação do distrito de Vermelhos em Lagoa Grande.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores