quinta-feira, 24 de outubro de 2013


      Marina, Eduardo e o novo


Se o governador Eduardo Campos (PSB) se converteu de fato à linha política e aos conceitos dogmáticos de Marina Silva, o seu candidato a governador pode não ter relação com o passado ou o estigma do velho e do raposismo.

De dez palavras que saem da boca de Marina, oito enveredam para o campo da renovação de uma forma diferenciada de fazer política. Raciocinando nessa direção, Eduardo teria que tirar do seu bolso um candidato à lá Marina, limpo, purificado, sem vícios, desvinculados de grupos.

Por exclusão, o nome mais prejudicado seria o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho. Falando para um grupo de 20 blogueiros pernambucanos, Fernando se apresentou como o mais experiente dentre todos os nomes ventilados no PSB.

Destacou no seu currículo 30 anos de vida pública, tendo já passado por vários cargos e governos dos mais distintos estereótipos, chegando ao ápice da carreira ao posto de ministro.

Uma estrada e tanto! Mas se enquadra ao perfil da aliança Marina Silva, de linguajar suave aos ouvidos do seu público fiel e da juventude, especialmente?

Marina não gosta da convivência com políticos que de uma forma ou outra tenham algum tipo de contaminação com o passado. “Vamos construir uma nova política. Acabar com o monopólio da política e lutar por uma política sustentável é algo inerente à nossa luta”, prega a ex-senadora.

No programa Roda Viva, quando incitada a falar sobre a aliança com Eduardo, Marina disse, dentre outras coisas, que o PSB neste alinhamento com a Rede deu sinais de que deseja fazer uma discussão programática “e parar um pouco aquela ideia de continuar viabilizando na lógica da aliança eleitoral”.

Quando colocada no canto da parede sobre os vínculos de seu novo aliado com a velha política, sentenciou: “Estou muito esperançosa de que ele está fazendo uma inflexão da sua posição e essa inflexão, acredito, pode mudar a qualidade da política no Brasil”.

Diante de tudo isso, é bem possível que, convertido aos preceitos marineiros, Eduardo possa surpreender na escolha do seu candidato a governador.

ANTECIPAÇÃO– Embora tenha prazo até o dia 20 de dezembro para quitar o 13º salário, o governador Eduardo Campos anuncia, hoje, a antecipação do pagamento. Num época de tantas dificuldades, a decisão mostra que as finanças do Estado estão teoricamente equilibradas. O anúncio oficial será feito logo cedo, às nove horas, no salão de eventos do Centro de Convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores