terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PF busca empresários e ex-prefeitos na Bahia























Agência Brasil.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (18) uma operação para desarticular uma organização criminosa investigada por fraudes em serviços públicos como transporte e saúde em dez cidades da região sudoeste da Bahia. A estimativa é que o grupo tenha desviado cerca de R$ 60 milhões dos cofres públicos. Entre os investigados estão ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-secretários municipais e empresários cujas identidades ainda não foram reveladas.

Os policiais saíram às ruas nas primeiras horas da manhã de hoje para cumprir 13 mandados de prisão temporária e 36 mandados de busca e apreensão.

Em nota, a polícia informou que a Operação Grafaloon é resultado da apuração de vários inquéritos policiais instaurados desde 2009, a partir de relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU), sobre desvio e apropriação indevida de verbas públicas federais.

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) constataram, no ano passado, que vários inquéritos apontavam para o mesmo grupo criminoso. O esquema funcionava da seguinte forma: um grupo de empresários se associava a prefeitos por meio da simulação de licitações e contratação de empresas de fachada para desviar verbas públicas federais das áreas da saúde, educação e transporte.

Ainda de acordo com a polícia, os investigados serão indiciados pelos crimes de fraude em licitações, desvio de verba pública, formação de quadrilha e, se condenados, podem ser penalizados com até 46 anos de prisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores