segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Câmara do Recife vota hoje fim do voto secreto

















A Câmara de Vereadores do Recife votará hoje (9), em caráter definitivo, o fim do voto secreto para os casos de cassação de parlamentare, tema que possui unanimidade entre os integrantes da Casa e deve ser aprovado sem dificuldades. O vereador Jayme Asfora (PMDB), contudo, promete pressionar pela votação posterior de dois projetos de sua autoria, os quais acabam com o voto secreto nas outras hipóteses atualmente previstas: veto do Poder Executivo e eleição da Mesa Diretora.

“O voto secreto é uma excrescência que não protege nem o parlamentar, nem a sociedade. O parlamentar é um representante da sociedade, ele não age em nome dos seus interesses, mas dos seus eleitores. Como pode agir em nome de outro e não permitir que ele conheça suas posições?”, questiona Asfora.

O peemedebista critica a proposta do presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes (PSB), que defende o que chama de “voto híbrido”, uma espécie de voto a la carte, segundo o qual caberia ao plenário decidir caso a caso, antes de cada votação, de acordo com a conveniência. “Eu nunca tinha ouvido falar dessa hipótese. Mas acho que não pode ser uma questão de conveniência do parlamentar. Ele tem a obrigação de atuar com transparência em tudo o que faz”, defende Jayme Asfora.
Com informações do JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores