quinta-feira, 27 de março de 2014

Atingidos por barragens ocupam sede da Chesf no Recife









Integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ocuparam na manhã de hoje (27) o escritório  central da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), na capital pernambucana. A ação faz parte da jornada nacional de lutas do movimento, que atualmente conta com a adesão de representantes em treze estados brasileiros.

De acordo com release enviado pela assessoria do MAB, mais de quinhentos atingidos encontram-se a caminho do Recife vindos do Ceará, Piauí, Maranhão, Bahia e Paraíba, além do Interior de Pernambuco, para montar acampamento, com apoio de outras organizações, na sede da companhia.

Os atingidos cobram do Governo Federal a institucionalização da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) e a criação de um fundo social com recursos de royalties e compensação financeira do setor elétrico para pagar a dívida que, segundo eles, o Estado tem para com as famílias atingidas por barragens.

A pauta reivindicatória das famílias atingidas é composta por pontos nacionais e regionais que, desde 2012, são cobrados pela população, como: terra para reassentamentos e para produção de alimentos; abastecimento d’água para as comunidades atingidas; e eletrificação das moradias com o Programa Luz Para Todos, assim como apoio capacitação em produção  agro ecológica para famílias atingidas pelas barragens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores