segunda-feira, 31 de março de 2014

Base aliada tenta evitar CPI da Petrobras no Senado


























Estadão Conteúdo.

Integrantes da base aliada ao governo no Congresso Nacional intensificam nesta segunda-feira (31) articulações para tentar evitar a criação da CPI da Petrobras no Senado Federal, cujo requerimento de abertura tem leitura em plenário prevista para amanhã pelo presidente do Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Apesar da previsão de leitura, não há regimentalmente nenhum prazo estabelecido para que isso ocorra. Ou seja, caso queira, Renan pode adiar a leitura em plenário. Essa possibilidade é uma aposta de integrantes do Palácio do Planalto que vêm acompanhando de perto o desenrolar das discussões.

Antes mesmo de tomar posse como ministro de Relações Institucionais, o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) participa de uma série de reuniões nesta segunda-feira com aliados em que o tema central será a criação da comissão. A posse do petista está prevista para amanhã.

'Normalmente se estabelece uma distorção do processo investigatório em uma CPI. Evidentemente fica uma disputa entre oposição e base e um clima de instabilidade. Isso interessa apenas à oposição e não à situação', afirmou Berzoini.

Senadores da bancada do Partido dos Trabalhadores também vão se reunir nesta segunda-feira para discutir uma estratégia para tentar esvaziar a comissão. 'Vamos sentar pela manhã e à tarde para fazer uma avaliação. Obviamente que a primeira alternativa nossa é não ter a CPI. A segunda é ver como seria administrada a comissão e avaliar essa ideia de ter uma CPI mais ampla', afirmou o senador Humberto Costa (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores