quinta-feira, 27 de março de 2014

Oposição protocola pedido de CPI da Petrobras no Senado
G1.
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) protocolou, na manhã desta quinta-feira (27), requerimento para a instalação da CPI da Petrobras. O documento conseguiu reunir um total de 28 assinaturas, uma a mais do que o mínimo exigido pelo regimento do Senado Federal. Com a oficialização do pedido, fica a cargo da Mesa Diretora, comandada pelo presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), determinar a instalação da comissão.
O colegiado pretende investigar, entre outras supostas irregularidades, a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA).

A oposição começou a coletar as assinaturas na tarde da última terça-feira (25) e anunciou ter alcançado o número mínimo após o líder do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF), ter declarado apoio do partido. O número mínimo foi alcançado, também, devido à ajuda de parlamentares tidos como "independentes", como Pedro Taques (PDT-MT) e Pedro Simon (PMDB-RS), e por apoio de dissidentes, como Clésio Andrade (PMDB-MG) e Eduardo Amorim (PSC-SE).

Apesar de o requerimento tratar da criação de uma comissão exclusiva do Senado, a oposição continuará tentando emplacar um colegiado misto, com participação também da Câmara dos Deputados.

Com o protocolo, caberá à Secretaria da Mesa Diretora conferir as assinaturas e, em seguida, liberar o requerimento para a leitura em plenário, que pode ser feito por qualquer membro do colegiado e que representa a criação formal da CPI.

Após a leitura, que ainda não tem data para ocorrer, os líderes partidários têm cinco dias úteis para indicar os integrantes da comissão. As legendas com as maiores bancadas – PMDB e PT - têm direito a escolher as cadeiras que ocuparão na CPI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores