quinta-feira, 20 de março de 2014

Fifa discute atrasos do Brasil na preparação para Copa


























Estadão Conteúdo.

Os atrasos do Brasil na preparação da Copa do Mundo voltarão a ser abordados pela Fifa a partir desta quinta-feira (20), em Zurique, na reunião do comitê executivo da entidade. E a tendência é de cobrança forte, não só em relação aos estádios que ainda não estão prontos - Itaquerão, Arena da Baixada e Arena Pantanal -, mas também pelos problemas que ainda ocorrem no entorno de vários deles.

Esse deverá ser um dos temas da exposição do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Ele e o uruguaio Eugenio Figueredo, presidente da Conmebol e da comissão organizadora da Copa do Mundo, falarão com base em relatórios sobre a preparação recebidos nos últimos dias.

O Itaquerão, local da abertura do evento, em 12 de junho, com o jogo entre Brasil e Croácia, terá atenção especial. Valcke já informou que, para a Fifa, a data de conclusão do estádio será 15 de maio - o prazo de 15 de abril foi descartado por ele há 20 dias - e a preocupação maior é com a instalação dos sistemas de tecnologia.

As operadoras de telefonia já alertaram para o risco de problemas no uso de celular e da internet em 12 de junho, pois a demanda será grande e elas não terão o tempo que julgam necessário (120 dias) para instalar e testar os equipamentos.

Sobre as estruturas temporárias, desde 20 de janeiro, Valcke tem a garantia de Andrés Sanchez que o Corinthians pagaria por elas. O responsável pelas obras do Itaquerão vinha negando, mas no sábado admitiu, enfim, que o clube assumirá essa despesa. Está em busca de parceiros e vai alugar parte do material, como os telões do estádio.

As situações dos estádios de Curitiba e Cuiabá também serão discutidas pelo comitê executivo, bem como o entorno dos estádios. As maiores críticas devem recair sobre o Beira-Rio, pois Valcke está bastante irritado com o fato de praticamente nada ter sido feito.
Paralelamente à reunião em Zurique, a Fifa e o COL iniciam nesta quinta pela manhã a última rodada de inspeções técnicas nos estádios da Copa do Mundo - apenas naqueles não utilizados na Copa das Confederações. A primeira vistoria será no Itaquerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores