sábado, 3 de agosto de 2013


Para deputado Adalto Santos, SUS não deve pagar cirurgia de mudança de sexo

Portaria do Ministério da Saúde que definia novas regras para a realização de cirurgia de mudança de sexo e previa a redução da idade mínima para o procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS), repercutiu no Parlamento pernambucano. O deputado Adalto Santos, do PSB, usou a Tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta quinta (primeiro de agosto), para registrar que o órgão voltou atrás e anunciou a suspensão da portaria.

O parlamentar considerou grave o assunto enquanto centenas de pessoas aguardam na fila do SUS a realização de cirurgias urgentes, nas mais diversas especialidades. O socialista fez questão de ressaltar que o processo de mudança de sexo é muito caro. E falou que muitas mulheres tentam uma cirurgia plástica reparadora de mama, no caso da retirada em decorrência de câncer, e não conseguem na rede pública, assim como pessoas que tiveram membros amputados e desejam voltar a andar não obtêm uma prótese.

Na opinião do deputado, o Governo Federal não deveria investir nesse tipo de procedimentos, uma vez que existem outras situações mais graves e urgentes de saúde, que afetam o povo brasileiro. ALEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores